Liturgia Diária – Santa Mônica – Memória, Terça-feira (27/08/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 27 de agosto de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Ts 2,1-3a.14-17)

Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2 não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3a Que ninguém vos engane de modo algum. 14 Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso senhor Jesus Cristo. 15 Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16 Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17 animem os vossos corações e vos confirmem em toda a boa ação e palavra.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95 (96)

— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem

— E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 23,23-26)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 23 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. 24 Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine se alguém se oferecesse para lavar a louça depois do jantar e tudo o que fizesse fosse lavar a parte externa das xícaras e tigelas, mas deixasse o interior intacto e depois os colocasse de volta no armário. Na próxima vez que você fosse usá-los, você os acharia bonitos até retirá-los e ver o líquido seco e a comida dentro. Esta é a imagem que Jesus usa para descrever os fariseus. Eles só se preocupavam com a aparência externa e ignoravam o interior mais importante da alma.

Jesus também usou imagens contrastantes de coar o mosquito e engolir o camelo. Esta foi uma referência às leis de Levítico que proibiam os israelitas de comer “criaturas em enxame”, como mosquitos e outros insetos (Levítico 11:41–45), bem como carne de camelo (Levítico 11:4). Dizer que os fariseus “coam o mosquito e engolem o camelo” foi uma figura de linguagem pela qual Jesus acusou os fariseus de distorcer os mínimos detalhes da lei, ignorando os mais importantes. Por exemplo, os fariseus exigiam que todos coassem todo o líquido antes de bebê-lo, para o caso de um mosquito estar acidentalmente presente naquele líquido, mas eles pouco se importavam com a verdadeira justiça quando se tratava de matar o Filho de Deus. Por estas razões, os fariseus tornaram-se “guias cegos” e “hipócritas”, incapazes de conduzir as pessoas à santidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

O ponto principal é que Jesus está nos dizendo que devemos realmente nos tornar santos, e não apenas parecer assim. Deus vê o coração e julga o coração. A única outra pessoa que pode ver seu coração é você. Portanto, devemos também ouvir esta condenação dos fariseus para que possamos compreender a importância de olharmos primeiro para as nossas próprias almas. A partir daí, da santidade interior, o nosso exterior irradiará também a santidade de Deus.

Um dos documentos do Vaticano II, Gaudium et Spes, fala-nos lindamente sobre a consciência: “A consciência é o núcleo e o santuário mais secreto do homem. Lá ele está sozinho com Deus, cuja voz ecoa em suas profundezas” (#16). Este “núcleo secreto e santuário” dentro de nós é o que mais preocupa Jesus. Muitas vezes somos tentados a nos preocupar muito mais com a forma como olhamos para os outros do que com a forma como realmente somos por dentro. Por exemplo, a pessoa que vive uma vida dupla pecaminosa pode fazer de tudo para parecer santa aos outros, fazendo tudo o que pode para esconder o seu pecado dos outros. Pelo contrário, alguém pode estar vivendo uma vida muito santa, mas ser falsamente acusado publicamente por outra pessoa, causando muita dor. No primeiro caso, enquanto a pessoa não for descoberta, ela aparece em paz. Neste último caso, mesmo que a pessoa viva uma vida boa e santa, se for falsamente acusada, pode ser tentada a desesperar-se, pois a sua imagem pública é abalada.

O que os outros pensam e dizem sobre nós está, em última análise, fora do nosso controle, em menor ou maior grau. O que está sob nosso controle é aquilo que está dentro de nós. A nossa vida interior, esse núcleo secreto, esse santuário onde encontramos Deus, deve tornar-se o foco das nossas energias. Exteriormente, não deveria importar que outros nos elogiem ou nos critiquem. O que importa é o que é verdadeiro, e somente você e Deus podem olhar dentro do seu coração para ver essa verdade. Os fariseus não conseguiram compreender esta verdade essencial. Eles colocaram toda a sua energia na sua imagem pública, negligenciando o que era mais importante, tornando-os incapazes de levar outros a Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Reflita hoje sobre sua alma. Com que frequência você olha para dentro de si? Você consegue ser honesto consigo mesmo, reconhecendo seu pecado e sendo grato por sua virtude? Ou você está entre aqueles que estão mais preocupados com a forma como você olha para os outros? Volte seus olhos para o santuário secreto interior, porque é lá, nesse núcleo secreto, que você encontrará Deus, crescerá em santidade e então irradiará essa verdadeira santidade em nosso mundo. Quando isso acontecer, Deus também poderá usar você para ser um verdadeiro guia de santidade para os outros.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira santidade, Tu desejas limpar minha alma e me convida a encontrá-lo lá dentro. Por favor, dê-me a graça que preciso para me preocupar mais com minha santidade interior do que com as percepções e julgamentos externos dos outros. Que eu possa me tornar santo, querido Senhor, e aprender a me tornar um instrumento dessa santidade para os outros. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.