Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes, Domingo (05/06)

Salmo do Dia

Liturgia Diária, Solenidade de Pentecostes, Domingo, 5 de junho de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 2,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

2 1 Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.

2 De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.

3 Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.

4 Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.

6 Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: “Não são, porventura, galileus todos estes que falam?

8 Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?

9 Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia,

10 a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos,

11 judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!”

Palavra do Senhor.

Salmo

Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!

Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!

Encheu-se a terra com as vossas criaturas1

– Se tirais o seu respiro, elas perecem

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

e voltam para o pó de onde vieram.

Enviais o vosso espírito e renascem

e da terra toda a face renovais.

– Que a glória do Senhor perdure sempre,

e alegre-se o Senhor em suas obras!

Hoje, seja-lhe agradável o meu canto,

pois o Senhor é a minha grande alegria!

2ª Leitura

Leitura (1 Coríntios 12,3-7.12.13)

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 20,19-23)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde, Espírito divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: “A paz esteja convosco!”

20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

21 Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”.

22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo.

23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Você acha que houve realmente um “barulho como um vento forte” neste primeiro derramamento do Espírito Santo? E você acha que realmente houve “línguas de fogo” que vieram e caíram sobre todos? Bem, provavelmente havia! Por que outro motivo teria sido registrado dessa maneira nas Escrituras?

Essas manifestações físicas da vinda do Espírito Santo se fizeram presentes por inúmeras razões. Uma razão foi para que esses primeiros recipientes do derramamento pleno do Espírito Santo tivessem entendido concretamente que algo incrível estava acontecendo. Ao ver e ouvir essas manifestações físicas do Espírito Santo, eles estavam mais adequadamente dispostos a entender que Deus estava fazendo algo incrível. E então, ao ver e ouvir essas manifestações, eles foram tocados pelo Espírito Santo, consumidos, cheios e incendiados. De repente, eles descobriram dentro de si a promessa que Jesus fez e finalmente começaram a entender. Pentecostes mudou suas vidas!

Provavelmente não vimos e ouvimos essas manifestações físicas do derramamento do Espírito Santo, mas devemos confiar no testemunho daqueles nas Escrituras para nos permitir chegar a uma fé profunda e transformadora de que o Espírito Santo é real e quer entrar em nossas vidas da mesma maneira. Deus quer incendiar nossos corações com Seu amor, força e graça para que possamos efetivamente viver vidas que efetuem mudanças no mundo. Pentecostes não é apenas sobre nos tornarmos santos, mas também sobre recebermos tudo o que precisamos para ir adiante e levar a santidade de Deus a todos aqueles que encontramos. Pentecostes nos capacita a ser instrumentos poderosos da graça transformadora de Deus. E não há dúvida de que o mundo ao nosso redor precisa dessa graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Ao celebrarmos o Pentecostes, seria útil ponderar os efeitos primários do Espírito Santo em oração. Abaixo estão os Sete Dons do Espírito Santo. Esses Dons são os efeitos primários do Pentecostes para cada um de nós. Use-os como um exame de sua vida e deixe Deus lhe mostrar onde você precisa crescer mais profundamente na força do Espírito Santo.

Oração do Dia

Senhor, envia Teu Espírito em minha vida e me incendeia com os Dons do Teu Espírito. Espírito Santo, eu te convido a tomar posse da minha alma. Vem Espírito Santo, vem e transforma a minha vida. Espírito Santo, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *