Liturgia Diária – Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja– Memória, Quinta-feira (01/08/2024)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária de Quinta-feira, 1 de agosto de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 18,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

1 Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2 “Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 3 Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4 quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos. 5 Fez-se em mim a palavra do Senhor: 6 “Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 145 (146)

— Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

— Não ponhais vossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar. Ao faltar-lhe o respiro ele volta para a terra de onde saiu; nesse dia seus planos perecem.

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 13,47-53)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!

Leia mais:  Liturgia Diária – 24º Domingo do Tempo Comum (15/09/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52 Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, as palavras de Jesus são difíceis de entender. Quão bem você entende o que Ele lhe ensina? Ele frequentemente ensina por meio de figuras de linguagem, bem como por parábolas. A passagem citada acima conclui uma seção na qual Ele fala três parábolas subsequentes. A terceira destas parábolas, a parábola da rede de pesca, está contida no início do trecho do evangelho de hoje. Mas logo antes dessa parábola estão as parábolas sobre a pérola de grande valor e o tesouro enterrado num campo. Após a conclusão dessas três parábolas, Jesus perguntou aos Seus discípulos: “Vocês entendem todas essas coisas?” Depois de afirmarem que entendiam, Jesus deu uma visão geral da missão à qual haviam sido confiados. Esses futuros bispos se tornariam os novos escribas instruídos no Reino dos Céus. A sua missão seria trazer à tona tanto o “novo como o velho”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Exaltação da Santa Cruz - Festa, Sábado (14/09/2024)

Muitos Padres da Igreja identificam o “novo e o velho” como uma referência ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento. Assim, aos Doze está sendo confiada a missão de serem os escribas da revelação completa contida no que se tornará a Bíblia completa tal como a temos hoje. Outros comentaristas sugerem que o “velho” se refere à velha vida de pecado e o “novo” se refere à nova vida de graça. Será a missão dos Doze instruir as pessoas na mensagem completa do Evangelho, de modo a atraí-las da sua antiga vida de pecado para a nova vida de graça.

Embora as palavras de Jesus possam ser difíceis de entender da perspectiva de um estudioso da Bíblia, as primeiras palavras citadas acima são muito diretas. “Você entende todas essas coisas?” Ao ponderarmos sobre essa questão em particular, tente ouvir nosso Senhor fazendo essa pergunta a você. Embora muitos estudiosos e santos da antiguidade tenham oferecido muita clareza sobre o que os ensinamentos de Jesus realmente significam, a pergunta que Jesus fez aos Doze deve ser respondida de uma forma mais pessoal para cada um de nós. Ao ouvir Jesus perguntar se você entende essas coisas, a resposta que você dá não se baseia principalmente no fato de você ter estudado suficientemente ou não o texto de Seus ensinamentos e poder explicá-lo racionalmente como um estudioso. Em vez disso, a resposta que Ele procura é se você pode ou não responder com fé. Ele quer que você diga: “Sim, eu ouço você falando comigo, Senhor. Sim, meu coração está convencido pelas palavras que você falou. Sim, eu entendo o que devo fazer. Sim, Senhor, eu creio.” A Palavra de Deus está viva e só pode ser “compreendida” adequadamente quando permitimos que o nosso Senhor Vivo fale conosco, pessoalmente, enquanto ouvimos a Sua santa Palavra.

Leia mais:  Liturgia Diária – São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja - Memória, Sexta-feira (13/09/2024)

Reflita hoje sobre esta pergunta que Jesus fez aos Doze. Ao fazer isso, ouça-O fazendo esta pergunta. Até que ponto você entende o que Deus está lhe dizendo, neste exato momento da sua vida? Ao ler as Escrituras, você sente Deus se revelando a você? Você entende o que Ele quer de você? Se ouvir a voz de Deus às vezes é um desafio, então passe mais tempo ponderando em oração sobre Sua santa Palavra, para que Sua Voz Viva ressoe mais claramente em sua alma.

Oração do Dia

Meu Senhor revelador, Você fala comigo dia e noite, revelando continuamente Seu amor e misericórdia para mim. Que eu aprenda a ficar mais atento à Tua voz falando no fundo da minha alma. Ao ouvir-Te falar, por favor, dá-me o dom da compreensão para conhecer a Tua vontade e abraçá-la de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.