Liturgia Diária – Santo André, Apóstolo – Festa, Quinta-feira (30/11/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 30 de novembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 10, 9-18

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos:

Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo sem antes crer nele? E como crer sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir sem alguém que pregue? 15E como pregar sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa-Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação, e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 18 (19A)

– Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite essa mensagem, a noite à noite publica essa notícia.

– Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4, 18-22

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Hoje, homenageamos um dos Apóstolos: Santo André. André e seu irmão Pedro eram pescadores que logo adotariam uma nova forma de pesca. Em breve se tornariam “pescadores de homens”, como disse Jesus. Mas antes de serem enviados nesta missão por nosso Senhor, eles tiveram que se tornar Seus seguidores. E isso aconteceu porque nosso Senhor foi primeiro o pescador desses homens.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Observe que neste Evangelho, Jesus estava simplesmente passando e “viu” esses dois irmãos trabalhando duro em sua ocupação. Primeiro, Jesus os “viu” e depois os chamou. Vale a pena refletir sobre este olhar de Nosso Senhor.

Imagine a profunda verdade de que nosso Senhor está continuamente olhando para você com amor divino, aguardando o momento em que você volta sua atenção para Ele. Seu olhar é perpétuo e profundo. O seu olhar é aquele que anseia que O sigas, que abandones tudo o resto para ouvir o Seu gentil convite não só a segui-Lo, mas depois a ir em frente e convidar outros ao caminho da fé.

Ao iniciarmos este tempo do Advento, devemos permitir que o chamado de André e Pedro também se torne o nosso próprio chamado. Devemos permitir-nos notar Jesus quando Ele olha para nós, vê quem somos, está ciente de tudo sobre nós e depois diz uma palavra de convite. Ele lhe diz: “Venha após mim…” Este é um convite que deve permear todos os aspectos da sua vida. “Seguir” Jesus é deixar tudo para trás e fazer do ato de seguir nosso Senhor o único propósito de sua vida.

Infelizmente, muitas pessoas prestam pouca atenção a esse chamado em suas vidas. Poucas pessoas O ouvem falar e menos respondem, e ainda menos respondem com total abandono de suas vidas. O início do Advento é uma oportunidade para avaliar mais uma vez a sua capacidade de resposta ao chamado de nosso Senhor.

Reflita hoje sobre Jesus falando estas palavras para você. Primeiro, pondere se você disse “Sim” a Ele com todas as forças da sua alma. Segundo, reflita sobre aqueles que nosso Senhor deseja que você convide para a jornada. A quem Jesus está enviando você para convidar? Quem, na sua vida, está aberto ao Seu chamado? Quem Jesus quer atrair para Si através de você? Imite estes Apóstolos quando disseram “Sim” ao Senhor, embora não tenham compreendido imediatamente tudo o que isso implicaria. Diga “Sim” hoje e esteja pronto e disposto a fazer o que vier a seguir nesta gloriosa jornada de fé.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Oração do Dia

Meu querido Senhor, eu digo “Sim” para Ti hoje. Ouço-te a chamar-me e escolho responder com a maior generosidade e abandono à tua santa e perfeita vontade. Dê-me a coragem e a sabedoria que preciso para não esconder nada de Ti e de Seu chamado divino em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *