Liturgia Diária – Santo André Dung-Lac, Quinta-feira (24/11/2022)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 24 de novembro de 2022.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Apocalipse 18, 1-2.21-23; 19, 1-3.9

Leitura do livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas”. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a grande cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações”. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta, que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9E um anjo me disse: “Escreve: felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 99 (100)

São bem-aventurados os que foram convidados para a ceia nupcial das bodas do Cordeiro!

– Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele, cantando jubilosos!

– Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

– Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

– Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 20-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20″Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Feliz Dia de Ação de Graças! Embora o Dia de Ação de Graças não seja especificamente um dia sagrado católico, ele certamente anda de mãos dadas com nossa vida de fé. Espiritualmente falando, todos nós sabemos que a gratidão é central para a mensagem do Evangelho. O Dia de Ação de Graças nos apresenta a oportunidade perfeita para olhar para este aspecto particular de nossa fé. Somos chamados a ser eterna e profundamente gratos. Quão grato a Deus você é?

Talvez todos nós lutemos de várias maneiras com a gratidão. É justo dizer que nunca seremos gratos o suficiente até que sejamos aperfeiçoados no céu. Mas, por enquanto, é importante olhar para a gratidão e tentar deixá-la crescer em nossas almas.

Primeiro, nunca seremos gratos a menos que vejamos claramente tudo o que Deus fez por nós. É tão fácil na vida focar em todas as lutas que enfrentamos e, como resultado, ficar para baixo, deprimido, frustrado e até com raiva às vezes. O que é muito mais desafiador é olhar além das cruzes e fardos que enfrentamos todos os dias para ver a abundância de graça e misericórdia que nosso Senhor nos deu. A menos que vejamos essa misericórdia e graça, lutaremos muito com a gratidão autêntica.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Portanto, neste Dia de Ação de Graças, reflita sobre esta simples pergunta: Vejo tudo o que Deus fez por mim? Eu vejo Sua abundância de misericórdia viva em minha vida? A passagem do Evangelho acima revela que Jesus curou dez leprosos, mas apenas um dos dez voltou em gratidão. Você é como um dos nove que falharam em gratidão? Nesse caso, você provavelmente luta para ver todas as verdadeiras e abundantes bênçãos de Deus. Se você puder humildemente admitir que luta com gratidão total, terá dado o primeiro passo para ver com mais clareza e o primeiro passo para promover a gratidão mais profunda que deveria ter. Ser grato significa que você vê a verdade com clareza. Esteja aberto a essa verdade e Deus mudará sua vida enquanto Ele o enche de alegria!

Oração do Dia

Senhor, por favor, encha meu coração com abundância de gratidão. Ajuda-me a voltar meus olhos para Tua infinita graça e misericórdia. Ajude-me a ver além das lutas da vida e dos fardos que me desanimam. Em vez disso, ajude-me a ficar cada vez mais consciente de tudo o que você fez por mim e tudo o que continua a fazer. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *