Liturgia Diária – Santo Antônio de Sant’Ana Galvão – Memória, Quarta-feira (25/10/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 25 de outubro de 2023.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 6, 12-18

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 12Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros ao serviço de Deus como armas de justiça. 14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça? De modo algum! 16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça? 17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues.
18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 123 (124)

– Nosso auxílio está no nome do Senhor.

– Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

– Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou cairmos como presa de seus dentes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 39-48

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24, 42.44)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes’. 41Então Pedro disse: ‘Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?’ 42E o Senhor respondeu: ‘Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras de Jesus deveriam fazer-nos sentar e prestar atenção. Esta parábola, seguida pelo resto do Evangelho de hoje, exorta-nos a estar sempre preparados para o nosso julgamento particular no final da nossa vida terrena. Há vários motivos pelos quais essas palavras devem ser levadas em conta.

Em primeiro lugar, a razão óbvia é que a vida de qualquer um de nós pode acabar a qualquer momento. Basta recordar várias tragédias em que pessoas morreram subitamente devido a um acidente de automóvel ou por qualquer outra razão inesperada. Além disso, realmente haverá um momento específico em que nosso Senhor retornará à terra para o Julgamento Final. Esse momento acontecerá em um instante, sem qualquer aviso. É fácil presumir que este fim do mundo, quando o nosso Senhor “vier para julgar os vivos e os mortos”, não acontecerá durante centenas ou talvez até milhares de anos. Mas a verdade é que pode acontecer a qualquer momento, quando quem está vivo menos espera.

Dito isto, há outra razão importante para estarmos sempre preparados e prontos para encontrar nosso Senhor para nosso julgamento particular. Embora o nosso julgamento particular ocorra de forma definitiva no final da nossa vida, quando virmos o nosso Senhor face a face, também o encontramos todos os dias, o dia todo, recebendo recompensas diárias pela nossa fidelidade ou julgamento pelos nossos pecados. É útil ver esta “hora que você não espera” como cada momento de cada dia. Se você conseguir viver todos os dias com essa expectativa contínua de que nosso Senhor está vindo até você hoje, então cada momento poderá ser transformado em um momento de muita graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Pense no seu dia hoje. Deus quer vir até você, inspirá-lo e levá-lo a cumprir Sua santa missão hoje? Na verdade, Ele faz. Ele tem uma missão específica para você hoje que não estará lá amanhã. Ele quer que você esteja ciente de Sua presença agora mesmo para que possa responder a Ele com muita generosidade.

Reflita hoje sobre a importância de estar sempre vigilante e atento à presença de Deus em sua vida. Ele deseja falar-vos, dia e noite, para vos guiar para uma vida de verdadeira santidade. Se você conseguir criar o hábito de estar atento às Suas vindas contínuas, então estará verdadeiramente preparado para a vinda final quando encontrar nosso Senhor face a face.

Oração do Dia

Meu sempre presente Senhor, Tu vens até mim dia e noite, falando comigo, me inspirando e me guiando. Por favor, encha-me com o dom da santa vigilância para que eu esteja sempre preparado para encontrar-Te e ouvir a Tua santa voz. Que eu aprenda a criar o hábito de responder sempre a Ti. E que eu esteja especialmente preparado para aquele momento glorioso em que sou abençoado por ver-Te face a face. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *