Liturgia Diária – 6ª Semana Comum, Sábado (19/02)

Liturgia Diária de sábado, 19 de fevereiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 3,1-10)

Leitura da Carta de São Tiago.

1Meus irmãos, não haja muitos que queiram ser mestres! Sabeis que nós, os mestres, estamos sujeitos a julgamento mais severo, 2pois todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. 3Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos dirigir o seu corpo todo.

4Reparai também nos navios: por maiores que sejam, e impelidos por ventos impetuosos, são, entretanto, conduzidos por um pequeníssimo leme na direção que o timoneiro deseja. 5Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia! 6Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia! Fazendo parte dos nossos membros, a língua contamina o corpo todo e, atiçada como está pelo inferno, põe em chamas o ciclo de nossa existência!

7Com efeito, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana. 8Mas a língua, nenhum homem consegue domá-la: ela é um mal que não desiste, e está cheia de veneno mortífero. 9Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus. 10Da mesma boca saem bênção e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 11)

— Com certeza, ó Senhor, nos guardareis!

— Senhor, salvai-nos!/ Já não há um homem bom!/ Não há mais fidelidade em meio aos homens!/ Cada um só diz mentiras a seu próximo,/ com língua falsa e coração enganador.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

— Senhor, calai todas as bocas mentirosas/ e a língua dos que falam com soberba,/ dos que dizem:/ “Nossa língua é nossa força!/ Nossos lábios são por nós!/ Quem nos domina?”

— As palavras do Senhor são verdadeiras,/ como a prata totalmente depurada,/ sete vezes depurada pelo fogo./ Vós, porém, ó Senhor Deus,/ nos guardareis para sempre,/ nos livrando desta raça!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 9,2-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.

4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.

10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado?

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem vem no meio do glorioso evento da Transfiguração. Pedro, Tiago e João subiram com Jesus a um alto monte, e Jesus foi subitamente transfigurado diante deles. Ele era branco radiante com luz brilhando e Ele estava falando com Moisés e Elias.

Esses três apóstolos testemunham esse evento milagroso e ficam tão emocionados e empolgados que Pedro diz algo que parece um pouco embaraçoso. Como as Escrituras apontam: “Ele mal sabia o que dizer”. Mas, mesmo assim, ele sugere que construam três tendas, uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. Claro, Jesus não responde a essa oferta, porque Ele sabia que Pedro estava tão animado que não conseguia pensar direito. Moisés e Elias certamente não precisavam de tendas.

Uma verdade sutil da vida espiritual a ser tirada dessa passagem é que, às vezes, quando temos uma experiência poderosa da presença de Deus, podemos ser tentados a ir ao que podemos chamar de “extremo santo”. Pedro ficou instantaneamente tão animado que quis ficar ali mesmo na montanha. Claro, isso não era prático e não racional. A reação dele não foi impactante, mas vale a pena notar e aprender.

Às vezes, podemos nos sentir muito próximos de Deus e profundamente inspirados de uma forma ou de outra. Quando isso acontece, podemos descobrir que a resposta emocional que temos é, em certo sentido, exagerar. Não exagere em nosso amor a Deus, isso não é possível, mas exagere em um zelo que é mais baseado em nossas emoções do que na vontade de Deus. Este é o exemplo clássico de ter um “alto espiritual”. Sim, devemos nos esforçar para ser profundamente íntimos de nosso Senhor, mas devemos sempre ter certeza de que mesmo as boas emoções não nos levem pelo caminho de nossa própria vontade, em vez da vontade de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer tendência que possa ter a esse respeito. O objetivo de uma vida virtuosa é o verdadeiro equilíbrio entre os extremos. Embora devemos estar 100% comprometidos com Deus e Sua vontade, devemos ter certeza de que não somos atraídos para um lado da estrada ou para o outro. Ore para que nosso Senhor o mantenha firmemente no caminho que leva a Ele e Sua santa vontade.

Oração do Dia

Senhor da virtude perfeita, desejo ser totalmente Teu em todos os sentidos. Desejo amar-te e servir-te com toda a minha mente, coração, alma e força. Ajuda-me a seguir sempre a Tua vontade e somente a Tua vontade. Ajude-me a nunca ser dissuadido do caminho que você colocou diante de mim. Que eu viva entre os extremos aos quais sou atraído para que eu possa viver uma verdadeira vida de virtude. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.