Liturgia Diária – 6ª Semana Comum, Sexta-feira (18/02)
Liturgia Diária de sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Tg 2,14-24.26)
Leitura da Carta de São Tiago
14Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não tem o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?
17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 19Crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso, e estremecem. 20Queres então saber, homem insensato, como a fé sem a prática é vã? 21O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até o ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? 22Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa. 23Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: ‘Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus”’.
24Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. 26Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 111)
— Feliz é todo aquele que ama com carinho a lei do Senhor Deus.
— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
— Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.
— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 8,34–9,1)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.
9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
A primeira pergunta mais fundamental que nos é feita através desta Escritura é esta: Você deseja vir após Jesus? A menos que esta pergunta seja respondida primeiro, o resto do que Jesus diz não terá efeito sobre nós. Então vamos ver essa pergunta.
Intelectualmente falando, todos que estão lendo isso provavelmente responderam afirmativamente a essa pergunta várias vezes. Cada vez que você vai à missa, passa um tempo orando ou lê as Escrituras, você está, de uma forma ou de outra, dizendo: “Sim, eu quero ir atrás de Ti, Senhor”. Muito provavelmente, todos nós já fizemos orações específicas pelas quais fazemos a escolha consciente de seguir a Cristo. Mas devemos ver muito mais do que a necessidade de simplesmente fazer uma escolha intelectual nesta passagem.
A frase “quem quiser” parece revelar ainda mais do que uma decisão, revela também um desejo. Revela que o desejo de seguir a Cristo não é geralmente o primeiro passo no processo, é o último. O primeiro passo é chegar a um entendimento da verdade e professá-la. Em segundo lugar, devemos desejar o que escolhemos. Em terceiro lugar, uma vez que a graça começa a trabalhar em nós para nos transformar, começamos a “querer” ou “desejar” tudo o que Jesus quer de nós e tudo o que Ele nos chama a abraçar.
Então, o que nos encontraremos “desejando” se estivermos seguindo a Cristo com todo o nosso ser? Descobriremos que desejamos o que Jesus revela a seguir; ou seja, desejaremos negar a nós mesmos, tomar nossa cruz e seguir os passos de Jesus. Você deseja isso?
É fácil desejar amar e ser amado, pelo menos em um nível mais superficial. Felizmente, todos nós gostamos de palavras gentis e carinhosas, tanto dando-as quanto recebendo-as. Mas o verdadeiro amor de Cristo, seguindo Seu exemplo de amor, requer um desejo de amor altruísta e de sacrifício. Esta é a perfeição do amor! Somos chamados, em última análise, a amar sem sequer considerar o custo ou as exigências que o amor cristão nos impõe. Ou, para ir ainda mais longe, somos chamados a amar até o que é doloroso e difícil quando é a vontade de Deus. Sua vontade certamente inclui atos de sacrifício. O verdadeiro amor, em última análise, deseja até isso.
Reflita, hoje, sobre esta questão fundamental. Você deseja seguir Jesus e, portanto, você está pronto e disposto a abraçar e até desejar tudo o que isso implica? Você faz a escolha; Deus colocará o desejo em seu coração. Diga “Sim” a Ele e à Sua Cruz. No final, você será eternamente grato por ter feito isso.
Oração do Dia
Meu Senhor sacrificial, quero desejar a Tua Cruz. Eu quero chegar a um nível de amor através do qual desejo me entregar completamente a Ti, sem contar o custo, e mesmo desejando aqueles atos que exigem grande sacrifício. Abraçou a Sua Cruz sem reservas por amor a nós. Ajude-me a imitar Seu exemplo perfeito. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.
O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários