Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Sábado (09/09/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 9 de setembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Colossenses 1, 21-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos: 21E vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. 23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 53 (54)

– Quem me protege e me ampara é meu Deus.

– Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

– Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,1-5

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: ‘Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?’ 3Jesus respondeu-lhes: ‘Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.’ 5E Jesus acrescentou: ‘O Filho do Homem é senhor também do sábado.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta declaração curta, mas poderosa, de Jesus foi proferida em resposta aos fariseus que questionaram Jesus sobre por que Seus discípulos aparentemente estavam fazendo o que era ilegal no sábado. Eles estavam andando por um campo de grãos, colhendo grãos enquanto caminhavam e comendo-os como alimento em sua jornada de uma cidade para outra.

Este desafio dos fariseus destaca a sua abordagem escrupulosa da lei moral. Lembre-se do Terceiro Mandamento dado por meio de Moisés: “Lembre-se do dia de sábado – santifique-o. Seis dias você poderá trabalhar e fazer todo o seu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, seu Deus. Não farás nenhum trabalho…” (Êxodo 20:8–10). A partir deste mandamento, os fariseus desenvolveram um comentário complexo que detalhava que tipo de trabalho era proibido no sábado, na sua opinião. Uma dessas regulamentações era colher e moer grãos. Assim, julgaram que era isso que os discípulos estavam fazendo e, portanto, violando o Terceiro Mandamento.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

As leis de Deus, tal como são dadas por Deus, devem ser seguidas perfeitamente. A sua Lei divina refresca-nos, anima-nos e permite-nos viver em união com Ele. Os fariseus, no entanto, lutaram profundamente com a necessidade de controlar a vida das pessoas através da sua interpretação humana da Lei divina. Ao dizer que “O Filho do Homem é senhor do sábado”, Jesus deixou claro que esta interpretação escrupulosa do Terceiro Mandamento ensinada pelos fariseus não se alinhava com as verdades daquela Lei divina.

Uma lição a aprender deste encontro é que cada um de nós pode facilmente cair numa armadilha semelhante. É fácil substituir a verdadeira Lei de Deus pela nossa percepção de fé e moralidade. Somos seres humanos fracos e há muitas coisas que afetam o nosso pensamento e as nossas convicções na vida. Emoções, hábitos, relações familiares, amizades, meios de comunicação e tantas outras coisas nos afetam de maneiras poderosas. Às vezes para o bem e às vezes para o mal. Podemos facilmente chegar a certos julgamentos de fé e moral que são ligeiramente errôneos, baseados em erros sutis. Como resultado, podemos facilmente começar a desviar-nos dos nossos pensamentos e convicções e, com o tempo, descobrir que nos desviamos muito das verdades de Deus. Quando isso acontece, pode ser difícil admitir humildemente e mudar as nossas convicções.

Reflita hoje sobre a humilde verdade de que Jesus, e somente Jesus, é o Senhor da Lei divina. Isto significa que devemos permanecer perpetuamente abertos a mudar as nossas opiniões quando ouvimos o nosso Senhor falar conosco. Pense em como você se apegou demais às suas próprias opiniões. Se eles trazem paz, alegria, caridade e coisas do gênero, então provavelmente estão em união com Deus. Se elas forem pesadas, causa de confusão, discórdia ou frustração, então você pode precisar dar um passo atrás e reexaminar humildemente as convicções que você mantém, para que Aquele que é o Senhor de todos possa falar-lhe Sua Lei divina com mais clareza.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Oração do Dia

Senhor de toda a verdade, Tu e somente Tu és o guia da minha vida. Tu e somente Tu és a Verdade. Ajude-me a ser humilde, querido Senhor, para que eu possa reconhecer qualquer erro em minhas convicções e recorrer a Ti e à Sua Lei divina como o único guia para minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *