Liturgia Diária – 7º Domingo do Tempo Comum (20/02)
Liturgia Diária de domingo, 20 de fevereiro de 2022.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel:
Naqueles dias, 2Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif.
7Davi e Abisai dirigiram-se de noite até ao acampamento, e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele.
8Abisai disse a Davi: “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”.
9Mas Davi respondeu: “Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar impune?”
12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água, que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado.
13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles.
22E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 102)
— O Senhor é bondoso e compassivo.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ e todo o meu ser, seu santo nome!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa,/ e cura toda a tua enfermidade;/ da sepultura ele salva a tua vida/ e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável,/ é paciente, é bondoso e compassivo./ Não nos trata como exigem nossas faltas,/ nem nos pune em proporção às nossas culpas.
— Quanto dista o nascente do poente,/ tanto afasta para longe nossos crimes./ Como um pai se compadece de seus filhos,/ o Senhor tem compaixão dos que o temem.
2ª Leitura
Segunda Leitura (1Cor 15,45-49)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 45O primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante.
46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual.
47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu.
48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes.
49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Anúncio do Evangelho (Lc 6,27-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.
29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.
32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim.
34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Você julga os outros? Julgar o outro é uma coisa fácil de fazer. Às vezes podemos conhecer uma pessoa e imediatamente chegar a algum tipo de julgamento. Talvez eles não sejam tão amigáveis quanto pensamos que deveriam ser e, como resultado, oferecemos um julgamento deles imediatamente. Claro que isso pode acontecer às vezes, mesmo antes de conhecermos a pessoa. Ou também pode acontecer em relacionamentos que temos há muito tempo.
Você condena os outros? A condenação vem em duas formas. Primeiro, ou formamos um julgamento falso de outro e isso resulta em uma condenação falsa. Segundo, podemos julgar uma situação corretamente, que essa pessoa é culpada de algum pecado, e agimos como se tivéssemos o direito de condenar. Agimos como se tivéssemos o direito de emitir uma sentença sobre eles.
Tanto julgar como condenar estão longe de ser virtudes cristãs. Elas não são saudáveis ou santas de forma alguma. Então, a maneira como elas são superadas é através da misericórdia e do perdão.
Você perdoa? O perdão é difícil de fazer na maioria das vezes. Deve ser oferecido à luz de nossas tendências para julgar e condenar o outro. Em primeiro lugar, o perdão cura a tendência de condenar porque reconhece uma falta e a perdoa de qualquer maneira, sem exigir a imposição de uma “punição”, por assim dizer, ao ofensor. O perdão não significa que a ofensa foi boa ou inexistente. Pelo contrário, o perdão neste caso claramente vê um pecado pelo que é. Mas uma vez reconhecido, perdoa esse pecado. Isso é muito importante quando se trata de perdoar em um relacionamento próximo. Nunca é saudável fingir que alguma mágoa ou pecado nunca aconteceu, mas é sempre saudável perdoar o pecado que está presente.
Quando se trata de julgamento, o perdão vai ainda mais longe do que perdoar um pecado. O perdão também deve nos levar a um ponto em que nem mesmo formamos um julgamento sobre a culpa do outro. Suspendemos o julgamento. Isto é especialmente visto na declaração de Jesus na Cruz quando Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Ele nem mesmo se permitiu chegar ao julgamento daqueles que o condenavam à morte. Ele não tinha nada contra eles e presumiu o melhor em relação às suas intenções. “Eles não sabem o que fazem.” Isso requer uma grande profundidade de amor e misericórdia.
Reflita, hoje, sobre sua própria capacidade de perdoar completamente. Comece deixando de lado a condenação do pecado de outra pessoa. Então tente deixar nosso Senhor trazer você um passo mais perto de Seu coração perfeito e misericordioso, deixando de lado até mesmo o julgamento. Deixe Deus ser o juiz. De sua parte, procure apenas perdoar.
Oração do Dia
Misericordiosíssimo Senhor, ajuda-me a perdoar todos os que me ofenderam e todos com quem estou zangado. Liberte-me dos fardos da condenação e julgamento e substitua essas tendências pelo Seu coração misericordioso. Que eu imite Teu perdão perfeito em minha vida. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários