Liturgia Diária – São Bartolomeu, Apóstolo – Festa, Quinta-feira (24/08/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 24 de agosto de 2023.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ap 21,9b-14)

Leitura do Apocalipse de São João.

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 144 (145)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 1,45-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49b)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Natanael, que também atende pelo nome de Bartolomeu, reagiu fortemente à notícia de seu amigo Filipe de que haviam encontrado o Messias prometido. Por que Natanael reagiu dessa maneira? Muito provavelmente porque era de conhecimento comum entre os judeus que o Messias prometido viria de Belém, e não de Nazaré. Então Natanael imediatamente levanta esta dúvida por causa da suposta origem de Jesus. É claro que Jesus realmente nasceu em Belém e só mais tarde se mudou para Nazaré, mas Natanael não percebeu isso imediatamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

A primeira lição a ponderar hoje é que, assim como Natanael, podemos facilmente duvidar de assuntos de fé porque não entendemos completamente. Talvez se Filipe tivesse vindo e dito que Jesus nasceu em Belém, mas foi criado em Nazaré, então Natanael pudesse ter sido mais imediatamente aberto. Mas esse encontro provavelmente se desenrolou como aconteceu, com a dúvida inicial de Natanael, porque o Espírito Santo, que inspirou essas Escrituras, queria que aprendêssemos uma lição importante. A lição que devemos aprender é que não devemos fechar a porta à Verdade só porque algo não faz sentido imediatamente para nós. As dúvidas nunca vêm de Deus. A boa notícia nesta passagem do Evangelho é que, embora Natanael tenha expressado imediatamente uma certa dúvida, ele permaneceu aberto ao que Filipe dizia. Filipe, em resposta a essa dúvida, disse a melhor coisa que poderia ter dito. Ele disse: “Venha e veja”.

O que há em sua vida que parece confuso para você em relação à sua vida ou em relação às muitas verdades de nossa fé? Se há algo com o qual você luta dessa maneira, então ouça as palavras de Filipe e permita que elas sejam ditas a você: “Venha e veja”.

Depois que Filipe trouxe Natanael a Jesus, Natanael rapidamente professou sua plena fé em Jesus como o “Filho de Deus” e o “Rei de Israel”. Jesus disse muito pouco a Natanael para convencê-lo dessas verdades. Jesus simplesmente disse a Natanael que o tinha visto sentado debaixo da figueira e que sabia que Natanael era um homem sem dolo. Não ter dolo significa que você não tem duas caras; em vez disso, você é uma pessoa muito honesta e direta. A compreensão imediata da grandeza de Jesus por parte de Natanael só poderia ter acontecido pelo dom da graça operando em sua alma. Veio ver Jesus e acreditou através do dom interior da fé.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

A lição de Natanael nos diz que se levarmos nossa confusão ao Senhor com fé e abertura, tudo ficará claro. Teremos as nossas tentações de duvidar removidas e seremos capazes de ter uma fé que vai muito além da razão humana.

Reflita hoje sobre a genuinidade e abertura do coração de Natanael. Leve ao nosso Senhor toda e qualquer dúvida que você tenha com a expectativa de receber o que precisa. A fé geralmente não vem por meio de argumentos convincentes ou de raciocínio dedutivo detalhado. Normalmente vem através de uma abertura pura e simples à Voz de Deus falando dentro da nossa alma. Mas quando o dom da fé é concedido, traz consigo uma certeza santa da qual não se pode duvidar.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, você convida todos nós a vir a Ti, para vê-lo e ter fé em Ti. Tu realmente és o Filho de Deus e o Rei de todos. Por favor, abra minha mente para tudo o que deseja me dizer para que eu possa tirar minhas dúvidas e chegar a uma fé transformadora em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *