Liturgia Diária – São Bernardo, abade e doutor da Igreja – Memória, Terça-feira (20/08/2024)
Liturgia Diária de Terça-feira, 20 de agosto de 2024.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ez 28,1-10)
Leitura da Profecia de Ezequiel
A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus. 3 Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4 Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5 Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6 Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7 vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor. 8 Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9 Porventura, ousarás dizer: ‘Sou um deus! na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10 Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei – oráculo do Senhor Deus”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R. 39c)
— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
— Pensei: “Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente”. Mas receava a reação dos inimigos, a má interpretação dos adversários.
— Eles diriam: Nossa mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento.
— Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou?
— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 19,23-30)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23 Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” 28 Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
De acordo com uma tradição, o “buraco da agulha” referia-se a um portão no muro de Jerusalém. Durante o dia, havia um grande portão aberto por onde um camelo poderia passar facilmente. Mas à noite, o portão maior estava fechado e havia uma abertura menor no centro do portão que permitia a passagem das pessoas. Um camelo, porém, não poderia passar por aquela abertura menor, a menos que se ajoelhasse, tirasse a carga das costas e então rastejasse por ela. Ao fazer referência a esta história, Santo Anselmo afirma que “o rico não deveria poder passar pelo caminho estreito que leva à vida, até que tenha se livrado do peso do pecado e das riquezas, isto é, deixando de amá-los”. (Catena Áurea). Então é possível um camelo entrar pelo “fundo da agulha” e, portanto, um rico entrar no Céu? Sim. Mas apenas sob a condição de estarem de joelhos, humilhando-se e livrando-se da “bagagem” das suas riquezas.
Para aqueles que são verdadeiramente ricos nas coisas deste mundo, esta passagem do Evangelho pode ser difícil de ler e refletir. Foi falado em referência ao jovem rico que perguntou a Jesus como ele poderia entrar na vida eterna. A resposta de Jesus foi “vá, venda tudo o que você tem e dê aos pobres, e você terá um tesouro no céu”. Com isso, o jovem rico foi embora triste porque estava claramente apegado à sua riqueza.
A explicação de Jesus acima, contudo, deveria dar esperança a qualquer pessoa que lute com esta elevada expectativa. Os discípulos ficaram verdadeiramente perturbados com o que Jesus disse, e é por isso que Jesus continuou dizendo: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Para Deus todas as coisas são possíveis! Esta afirmação de fato deve ser cuidadosamente ponderada e acreditada por qualquer pessoa que luta contra o apego excessivo às riquezas materiais. Deve-se notar também que alguém pode se apegar às riquezas mesmo que não as tenha. O desejo por mais é o apego que precisa ser purificado, e não a posse real de riquezas. Na verdade, é possível ter muitos bens e não estar apegado a eles. Esta é a beleza da pobreza de espírito. Mas tome cuidado para não presumir que você aperfeiçoou essa bem-aventurança muito rapidamente. A declaração de Jesus acima foi dita por amor àqueles que estão excessivamente apegados às coisas deste mundo. Então, se este é você, seja misericordioso consigo mesmo e preste muita atenção às palavras de Jesus e à sua própria luta interior com isso.
Reflita hoje sobre esta declaração clara e inequívoca de Jesus. “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” Você acredita nisso? Você pode aceitar isso? Jesus está falando com você através desta passagem? Novamente, mesmo que você seja materialmente pobre, seu desejo de riqueza é forte? Se sim, esta passagem se aplica igualmente a você. Permita que esta passagem permaneça em seu coração em oração e tente ser o mais honesto possível consigo mesmo ao lê-la. Não hesite em escolher as verdadeiras riquezas do Céu em detrimento das coisas passageiras deste mundo. No final, o valor da riqueza espiritual supera infinitamente qualquer coisa que você possua durante o seu curto período de tempo aqui na terra.
Oração do Dia
Senhor das verdadeiras riquezas, Tu desejas que cada um de nós seja preenchido com uma riqueza espiritual que é infinitamente maior do que qualquer coisa que possamos obter neste mundo. Por favor, liberte-me do meu apego à riqueza material para que eu possa viver livre desse fardo. Ajude-me a ver o valor dos tesouros da Sua graça e misericórdia e a fazer desta verdadeira riqueza o único foco da minha vida. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.
Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.
Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .
Sobre o Autor
0 Comentários