Liturgia Diária – São Cirilo, Monge e São Metódio, Terça-feira (14/02/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 6, 5-8; 7, 1-5.10

Leitura do livro do Gênesis:

5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então, o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e, com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!” 8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”. 5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 28 (29)

– Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!

– Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

– Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8, 14-21

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,2);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?”

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Como você responderia a essas perguntas que Jesus fez a Seus discípulos se Ele as tivesse feito a você? É preciso humildade para admitir que você ainda não entende ou compreende, que seu coração está de fato endurecido e que você não consegue ver e ouvir tudo o que Deus revelou. É claro que existem vários níveis para essas lutas, então espero que você não lute com elas em um grau grave. Mas se você puder humildemente confessar que luta com isso até certo ponto, então essa humildade e honestidade lhe renderão muita graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Jesus fez essas perguntas a Seus discípulos dentro do contexto mais amplo de uma discussão sobre o fermento dos fariseus e de Herodes. Ele sabia que o “fermento” desses líderes era como um fermento que corrompia os outros. Sua desonestidade, orgulho, desejo de honras e coisas semelhantes tiveram um efeito seriamente negativo sobre a fé dos outros. Então, ao fazer as perguntas acima, Jesus desafiou Seus discípulos a verem esse fermento maligno e a rejeitá-lo.

Sementes de dúvida e confusão estão ao nosso redor. Parece que hoje em dia quase tudo que o mundo secular promove é de alguma forma contrário ao Reino de Deus. E, no entanto, assim como a incapacidade dos discípulos de ver o fermento maligno dos fariseus e de Herodes, também frequentemente falhamos em ver o fermento maligno em nossa sociedade. Em vez disso, permitimos que muitos erros nos confundam e nos conduzam ao caminho do secularismo.

Uma coisa que isso deve nos ensinar é que só porque alguém tem alguma forma de autoridade ou poder na sociedade não significa que seja um líder verdadeiro e santo. E embora nunca seja nosso papel julgar o coração do outro, absolutamente devemos ter “ouvidos para ouvir” e “olhos para ver” os muitos erros que são considerados bons em nosso mundo. Devemos buscar constantemente “entender e compreender” as leis de Deus e usá-las como um guia contra as mentiras do mundo. Uma maneira importante de garantir que façamos isso bem é garantir que nosso coração nunca fique endurecido para a verdade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita, hoje, sobre essas questões de nosso Senhor e examine-as especialmente no contexto mais amplo da sociedade como um todo. Considere o falso “fermento” ensinado por nosso mundo e por tantos em posições de autoridade. Rejeite esses erros e comprometa-se novamente a abraçar plenamente os santos mistérios do Céu, para que essas verdades e somente essas verdades se tornem seu guia diário.

Oração do Dia

Meu glorioso Senhor, eu Te agradeço por ser o Senhor de toda a Verdade. Ajude-me a voltar diariamente meus olhos e ouvidos para essa Verdade, para que eu possa ver o fermento do mal ao meu redor. Dá-me sabedoria e o dom do discernimento, querido Senhor, para que eu possa mergulhar nos mistérios da tua vida santa. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *