Liturgia Diária – São Cornélio e São Cipriano, Sexta-feira (16/09/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 24ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 16 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje com Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 15,12-20)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 12ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado — contra Deus — que ele ressuscitou Cristo, quando, de fato, ele não o teria ressuscitado — se é verdade que os mortos não ressuscitam.
16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos — de todos os homens — os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 16)

Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,/ escutai-me e atendei o meu clamor!/ Inclinai o vosso ouvido à minha prece,/ pois não existe falsidade nos meus lábios!

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,/ inclinai o vosso ouvido e escutai-me!/ Mostrai-me vosso amor maravilhoso,/ vós que salvais e libertais do inimigo/ quem procura a proteção junto de vós.

— Protegei-me qual dos olhos a pupila/ e guardai-me à proteção de vossas asas./ Mas eu verei, justificado, a vossa face/ e ao despertar me saciará vossa presença.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 8,1-3)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus estava em uma missão. Sua missão era pregar cidade após cidade incansavelmente. Mas Ele não fez isso sozinho. Esta passagem aponta que Ele estava acompanhado pelos Apóstolos e várias mulheres que haviam sido curadas e perdoadas por Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Há muito que esta passagem nos diz. Uma coisa que nos diz é que quando permitimos que Jesus toque nossas vidas, nos cure, nos perdoe e nos transforme, queremos segui-Lo aonde quer que Ele vá.

O desejo de seguir Jesus não era apenas emocional. Certamente havia emoções envolvidas. Houve uma gratidão incrível e, como resultado, um profundo vínculo emocional. Mas o vínculo foi muito mais profundo. Foi um vínculo criado pelo dom da graça e da salvação. Esses seguidores de Jesus experimentaram um nível maior de liberdade do pecado do que jamais experimentaram antes. A graça mudou suas vidas e, como resultado, eles estavam prontos e dispostos a fazer de Jesus o centro de suas vidas, seguindo-O aonde quer que Ele fosse.

Reflita, hoje, sobre duas coisas. Primeiro, você permitiu que Jesus derramasse uma abundância de graça em sua vida? Você permitiu que Ele o tocasse, o transformasse, o perdoasse e o curasse? Em caso afirmativo, você retribuiu essa graça fazendo a escolha absoluta de segui-Lo? Seguir Jesus, onde quer que Ele vá, não é apenas algo que esses apóstolos e mulheres santas fizeram há muito tempo. É algo que todos nós somos chamados a fazer diariamente. Reflita sobre essas duas questões e se comprometa novamente onde você vê uma falta.

Oração do Dia

Senhor, por favor, venha e me perdoe, me cure e me transforme. Ajuda-me a conhecer o Teu poder salvador na minha vida. Quando eu receber esta graça, ajuda-me a retornar a Ti com gratidão, tudo o que sou e a seguir-Te aonde quer que Tu conduzas. Jesus eu confio em vós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

A Liturgia Diária para os Católicos

Para a comunidade católica, a liturgia é uma maneira de renovação do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os católicos, a reflexão que pode fazer parte de suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira palavra “Leito” que significa: público. E a segunda “Ergos” que quer dizer: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é tida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição católica da igreja.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *