Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero, Sábado (03/12/2022)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 3 de dezembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 30, 19-21.23-26

Leitura do livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens,24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 146 (147A)

Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

– Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém e os dispersos de Israel juntou de novo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santo Estanislau, bispo e mártir - Memória – Quinta-feira (11/04/2024)

– Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada um por seu nome.

É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 35-10, 1.6-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– É Senhor nosso juiz e nosso rei. O Senhor legislador nos salvará (Is 33, 22)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37″A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6″Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

– Palavra da salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que Deus quer de você? Qual a sua missão? Alguns cristãos fervorosos podem sonhar em se tornar um evangelista popular. Alguns podem sonhar em fazer atos heróicos de caridade que são elogiados por todos. E outros podem desejar viver uma vida de fé muito tranquila e escondida, perto da família e dos amigos. Mas o que Deus quer de VOCÊ?

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

Na passagem acima, Jesus exorta Seus discípulos a orar por “trabalhadores para sua colheita”. Você pode ter certeza de que está entre os “trabalhadores” dos quais nosso Senhor fala. É fácil pensar que esta missão é para outros, como sacerdotes, religiosos e evangelistas leigos em tempo integral. É fácil para muitos concluir que não têm muito a oferecer. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Deus quer usar você de maneiras excepcionalmente gloriosas. Sim, “excepcionalmente glorioso!” Claro, isso não significa que você será o próximo evangelista mais popular do YouTube ou entrará no centro das atenções como Santa Madre Teresa fez. Mas o trabalho que Deus quer de você é tão real e tão importante quanto qualquer um dos maiores santos do passado ou que estão vivos hoje.

A santidade de vida se descobre na oração, mas também na ação. À medida que você ora todos os dias e se aproxima de Cristo, Ele o exorta a “curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios” (Mateus 10:8), como o Evangelho de hoje afirma. Mas Ele o chamará para fazer isso de maneira única dentro de sua própria vocação. Seu dever diário não deve ser ignorado. Então, em seus encontros diários, quem são os doentes, os mortos, os leprosos e os endemoninhados? Muito provavelmente eles estão ao seu redor, de uma forma ou de outra. Tome, por exemplo, aqueles que são “leprosos”. Estes são aqueles que são os “rejeitados” da sociedade. Nosso mundo pode ser duro e cruel, e alguns podem se sentir perdidos e sozinhos. Quem você conhece que pode se enquadrar nessa categoria? Quem precisa de um pouco de encorajamento, compreensão e compaixão? Deus deu a você um dever diário que Ele não deu a outro e, por isso, há alguns que precisam do seu amor. Procure por eles, estenda a mão para eles, compartilhe Cristo com eles, esteja lá para eles.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (12/04/2024)

Reflita, hoje, sobre este chamado excepcionalmente glorioso que você recebeu para ser Cristo para o outro. Abrace este dever de amor. Veja-se como um chamado para ser um trabalhador de Cristo e comprometa-se com o cumprimento pleno e glorioso desta missão, não importa como ela seja vivida em sua vida.

Oração do Dia

Meu querido Senhor, eu me comprometo com a Sua missão divina. Eu escolho você e sua santa vontade para minha vida. Envie-me, querido Senhor, para aqueles que mais precisam de seu amor e misericórdia. Ajuda-me a saber como posso levar esse amor e misericórdia àqueles que me foram confiados, para que experimentem em suas vidas a Tua graça gloriosa e salvadora. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *