Liturgia Diária – São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja – Memória, Terça-feira (03/09/2024)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Terça-feira, 3 de setembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 2,10b-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, 10b o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11 Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13 Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. 14 O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15 Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 144 (145)

— É justo o Senhor em seus caminhos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 4,31-37)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34 “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus tinha acabado de encontrar a ira de muitos em Sua cidade natal, Nazaré, então Ele saiu de lá e viajou cerca de 48 quilômetros até Cafarnaum, uma cidade ao norte do Mar da Galiléia. Este se tornaria Seu novo lar durante Seu ministério público. A reação que Ele recebeu em Cafarnaum foi muito diferente daquela que recebeu em Nazaré. Enquanto Ele ensinava na Sinagoga de Cafarnaum, um homem com um demônio veio até Ele, Jesus repreendeu o demônio e o expulsou, e o povo ficou maravilhado. A notícia sobre Jesus se espalhou rapidamente. Depois disso, Jesus realizou muitos outros milagres, e as pessoas continuaram a temê-Lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

O que impressionou o povo de Cafarnaum? Em parte foi a “autoridade e poder” com que Jesus falou e agiu. Mas não foi só isso, pois Jesus também o fez em Nazaré, onde o povo não acreditou Nele. Em Cafarnaum não era que Jesus fosse diferente, parece que as pessoas eram diferentes. Jesus conquistou muitos corações em Cafarnaum porque o povo estava aberto ao dom da fé. Na verdade, quando Jesus se preparava para partir de Cafarnaum, o povo suplicou-lhe que ficasse. Embora eventualmente Jesus também encontrasse resistência das pessoas de lá, a reação inicial deles foi de fé.

Você quer que Jesus aja poderosamente em sua vida? Você quer que Ele atue sobre você com autoridade e poder? Muitas pessoas, de vez em quando, podem sentir que suas vidas estão um tanto fora de controle. Eles experimentam fraqueza, confusão, falta de direção e coisas do gênero. Por esse motivo, a verdadeira “autoridade e poder” espiritual é muito bem-vinda. Que tipo de autoridade e poder você precisa que Jesus exerça sobre sua vida hoje?

Pense em uma criança pequena que está assustada. Quando isso acontece, a criança recorre a um pai amoroso em busca de conforto e segurança. O abraço dos pais ajuda imediatamente a dissipar o medo e a preocupação da criança. Assim é conosco. Devemos ver Jesus como a fonte de calma em nossas vidas. Ele é o único que é capaz de ordenar as nossas vidas, libertando-nos dos ataques do maligno, trazendo paz e calma às nossas emoções desordenadas e clareza aos nossos questionamentos e dúvidas. Mas isso só será possível se estivermos abertos. O Seu poder nunca muda, mas só pode entrar nas nossas vidas quando mudamos e quando reconhecemos a nossa fraqueza e a nossa necessidade de que Ele assuma o controle.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

Reflita hoje sobre a infinita autoridade e poder espiritual de nosso Senhor. É um poder além de qualquer outra coisa que possamos imaginar. Ele quer exercer essa autoridade em sua vida por amor. O que está impedindo que Ele assuma maior controle sobre sua vida? Que pecado ou tentação Jesus quer repreender em sua vida? De que opressão Ele quer libertar você? Reflita sobre você mesmo sendo um membro da cidade de Cafarnaum que acolhe Jesus plenamente, se maravilha com Ele e O deseja em sua vida. A atuação dele em sua vida depende de você e de sua resposta a Ele. Invoque-O e deixe-O entrar.

Oração do Dia

Meu Senhor mais poderoso, Você e somente Você é capaz de assumir autoridade sobre minha vida e trazer ordem e paz. Por favor, remova qualquer dúvida e teimosia do meu coração para que eu possa me abrir para Ti e para a Tua graça. Assuma a autoridade da minha vida, querido Senhor, e conduza-me à Sua santíssima vontade. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.