Liturgia Diária – São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja – Memória, Quinta-feira (14/12/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 41, 13-20

Leitura do livro do profeta Isaías:

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: ‘Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei’, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

– Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 11-15

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! (Is 45, 8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você está entre aqueles que são “violentos” e estão tomando o Reino dos Céus “à força”? Espero que você esteja!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

De vez em quando, as palavras de Jesus são difíceis de entender. Esta passagem acima nos apresenta uma dessas situações. Sobre esta passagem, São Josemaría Escrivá afirma que os “violentos” são os cristãos que têm “fortaleza” e “ousadia” quando o ambiente em que se encontram é hostil à fé (Cf. Cristo que passa, 82). São Clemente de Alexandria diz que o Reino dos Céus pertence “àqueles que lutam contra si mesmos” (Quis dives salvetur, 21). Em outras palavras, os “violentos” que estão tomando o Reino dos Céus são aqueles que lutam vigorosamente contra os inimigos de sua alma para obter o Reino dos Céus.

Quais são os inimigos da alma? Tradicionalmente, falamos do mundo, da carne e do diabo. Estes três inimigos têm causado muita violência nas almas dos cristãos que se esforçam para viver dentro do Reino de Deus. Então, como lutamos pelo Reino? À força! Algumas traduções dizem que os “atacantes” estão tomando o Reino à força. Isto significa que a vida cristã não pode ser puramente passiva. Não podemos simplesmente sorrir para chegar ao Céu. Os inimigos da nossa alma são reais e agressivos. Portanto, devemos também tornar-nos agressivos no sentido de que devemos enfrentar diretamente estes inimigos com a fortaleza e a ousadia de Cristo.

Como vamos fazer isso? Enfrentamos o inimigo da carne através do jejum e da abnegação. Conquistamos o mundo permanecendo alicerçados na Verdade de Cristo, na Verdade do Evangelho, recusando-nos a conformar-nos com a “sabedoria” da época. E enfrentamos o diabo tomando consciência dos seus planos maliciosos para nos enganar, confundir e enganar em todas as coisas, de modo a repreendê-lo e rejeitar as suas ações na nossa vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita hoje sobre o seu chamado para crescer em fortaleza e ousadia para combater os inimigos que atacam dentro de você. O medo é inútil nesta batalha. A confiança no poder e na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo é a única arma de que precisamos. Confie Nele e não ceda às muitas maneiras pelas quais esses inimigos procuram roubar de você a paz de Cristo.

Oração do Dia

Meu glorioso e vitorioso Senhor, confio em Ti para derramar Tua graça para que eu possa permanecer forte contra o mundo, as tentações da minha carne e o próprio diabo. Dá-me coragem, ousadia e fortaleza para que eu possa combater o bom combate da fé e nunca vacilar em buscar a Ti e à Tua santíssima vontade para minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *