Liturgia Diária – São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja – Memória, Sábado (14/12/2024)
Liturgia Diária de Sábado, 14 de dezembro de 2024.
Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Eclo 48,1-4.9-11)
Leitura do Livro do Eclesiástico
Naqueles dias, 1 o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2 Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4 Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9 Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10 tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11 Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 79 (80)
— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 17,10-13)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Ao descerem do monte, 10 os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11 Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12 Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13 Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
O último dos profetas do Antigo Testamento foi Malaquias. Ele concluiu seu ministério cerca de 400 anos antes da vinda de Cristo. Malaquias profetizou que um “mensageiro” viria diante do Messias para preparar o caminho diante Dele. Malaquias prossegue dizendo que “Elias, o Profeta” virá antes do dia do Senhor (ver Malaquias 3:1–24).
Muitas pessoas na época de Jesus não entendiam esta profecia e nem sequer estavam cientes dela. Portanto, os escribas usaram esta profecia para confundir muitas pessoas, alegando que, uma vez que “Elias” não tinha vindo, então claramente Jesus não era o Messias prometido.
Jesus esclareceu aos discípulos que o “mensageiro”, que seria o novo Elias, já havia chegado na pessoa de João Batista. Assim, ao esclarecer isto, Jesus também esclareceu que os escribas não eram precisos na sua tentativa de interpretar as Escrituras e estavam ativamente enganando o povo por causa dos seus erros.
Uma coisa que isso nos diz é que devemos abordar a palavra de Deus com humildade. O orgulho dos escribas os levou a acreditar que possuíam algum tipo de sabedoria extraordinária que não possuíam. Assim, eles agiram como pobres professores espirituais do povo de Deus.
A humildade diante da Palavra de Deus é essencial se quisermos compreender adequadamente não apenas as profecias do Antigo Testamento, mas também as próprias palavras do próprio Jesus. Sem humildade diante da Palavra de Deus, todos nós podemos facilmente interpretar mal as belas e santas palavras proferidas por nosso Senhor.
Tudo nas Escrituras é profundo e verdadeiro. E por esta santa Palavra de Deus chegamos ao encontro do próprio Deus. Mas se permitirmos que o orgulho se infiltre, poderemos acabar imitando os escribas e entendendo mal a Palavra de Deus. O resultado será uma imagem distorcida de Deus que se tornará um impedimento ao nosso encontro pessoal com o nosso amoroso Senhor. Mas se pudermos sempre permanecer humildes diante de tudo o que Deus nos revelou, então estaremos mais facilmente abertos às verdades mais profundas e belas que Deus deseja falar aos nossos corações.
Reflita hoje sobre qualquer maneira pela qual você tenha se sentido confuso com a Palavra de Deus. Procure abrir humildemente o seu coração de forma mais plena àquilo que nosso Senhor deseja falar com você. Ouça com a mente e o coração abertos e permita que o puro dom da fé se torne o seu guia para que você seja conduzido às verdades mais profundas da nossa fé.
Oração do Dia
Meu misterioso e belo Senhor, Tu nos revelaste os mistérios mais profundos da vida através da Tua Palavra escrita. Que eu sempre me aproxime da Tua Palavra com humildade e abertura para poder conhecê-Lo mais plenamente. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários