Liturgia Diária – São Leão Magno, papa e doutor da Igreja – Memória, Sábado (11/11/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 11 de novembro de 2023.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 16, 3-9.16.22-27

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 3Saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis e que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu Tércio, que escrevo esta epístola no Senhor. 23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

– Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

– Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. 3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

R: Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 16, 9-15

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8, 9)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores. porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.’
14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: ‘Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Quais são as “pequenas questões” da vida? Provavelmente, se você fizesse essa pergunta a muitas pessoas diferentes, de todas as esferas da vida, obteria muitas respostas diferentes. Mas se considerarmos o contexto desta declaração de Jesus, então fica claro que um dos principais pequenos assuntos sobre os quais Ele fala é o uso que fazemos do dinheiro.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Muitas pessoas vivem como se obter riqueza fosse de extrema importância. Há muitos que sonham em ficar ricos. Alguns jogam regularmente na loteria na improvável esperança de ganhar muito. Outros se dedicam a muito trabalho na carreira para progredir, ganhar mais dinheiro e, acreditam, ser mais felizes à medida que enriquecem. E outros sonham regularmente com o que fariam se fossem ricos. Mas da perspectiva de Deus, a riqueza material é uma questão muito pequena e sem importância. O dinheiro é útil porque é um dos meios comuns pelos quais sustentamos a nós mesmos e às nossas famílias. Mas é realmente de pouca importância quando se trata da perspectiva divina.

Dito isto, uma forma de Jesus confiar em assuntos “grandes” é usar o seu dinheiro de forma adequada. Tornamo-nos “confiáveis” nesta pequena questão do dinheiro quando apenas lhe damos o valor que ele tem. Em outras palavras, deveríamos ver o dinheiro apenas como um meio de cumprir a perfeita vontade de Deus. Quando trabalhamos para nos libertar de desejos excessivos e sonhos de riqueza, e quando usamos o que temos de acordo com a vontade de Deus, então este ato de nossa parte abrirá a porta para que nosso Senhor nos confie muito mais. O que é esse “muito mais?” Estas são questões espirituais que dizem respeito à nossa salvação eterna e à salvação dos outros. Deus quer confiar a você a grande responsabilidade de construir o Seu Reino na terra. Ele quer usar você para compartilhar Sua mensagem salvadora com outros. Mas primeiro Ele esperará até que você prove ser confiável em pequenas questões, como usar bem o seu dinheiro. E então, ao fazer a Sua vontade nessas formas menores, você começará a vê-Lo chamá-lo para obras maiores.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita hoje sobre o fato de que Deus deseja grandes coisas de você. O objetivo de todas as nossas vidas é sermos usados ​​por Deus de maneiras incríveis. Se isso é algo que você deseja, faça cada pequeno ato de sua vida com muito cuidado. Mostre muitos pequenos atos de bondade. Tente ser atencioso com os outros. Coloque as necessidades dos outros antes das suas. E comprometa-se a usar o dinheiro que você tem para a glória de Deus e de acordo com a Sua vontade. Ao fazer essas pequenas coisas, você começará a se surpreender ao ver como Deus é capaz de começar a confiar mais em você e, através de você, acontecerão grandes coisas que terão efeitos eternos em sua vida e na vida de outras pessoas.

Oração do Dia

Meu confiável Senhor, a Ti foi confiado o maior bem já conhecido. Seu Pai Celestial confiou a Ti a salvação do mundo. Por favor, ajude-me a participar nesta tarefa sendo fiel à Sua santa vontade em todos os pequenos aspectos. Ao procurar servi-Lo nas pequenas questões da vida, oro para que possa ser usado em questões ainda maiores. Minha vida é sua, querido Senhor. Use-me como quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *