Liturgia Diária – São Marcos – evangelista , Terça-feira (25/04/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 25 de abril de 2023.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.

7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.

11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 88 (89)

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

– Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 16,15-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

São Marcos, que hoje homenageamos, certamente cumpriu esta missão que foi confiada aos Apóstolos. Embora Marcos não fosse um dos Doze e nem mesmo conhecesse Jesus enquanto Ele andava na terra, ele certamente cumpriu a missão de proclamar o Evangelho ao mundo inteiro escrevendo seu relato do Evangelho.

O Evangelho de Marcos é o mais curto dos Evangelhos, mas está repleto de detalhes. Ele narra a vida de Jesus vividamente e de uma forma quase sem fôlego. Seu Evangelho apresenta as mensagens centrais de realização encontradas em Cristo, a proximidade de Seu Reino e a necessidade de se arrepender e crer.

Embora não se saiba muito sobre Marcos, nossa primeira leitura da Carta de São Pedro escrita às comunidades cristãs da Ásia Menor revela que Marcos era um seguidor de Pedro que se refere a Marcos com carinho como seu “filho”. Também é provável que Marcos tenha sido um colaborador de São Paulo (Filêmom 1:24).

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Ao homenagearmos este grande evangelista, o testemunho mais notável da Sua obra evangelizadora é o Evangelho que lhe é atribuído. Embora ele certamente tenha feito a diferença na vida daqueles com quem trabalhou, pregou pessoalmente e testemunhou por sua caridade, é incrível refletir sobre o efeito contínuo que seu Evangelho teve sobre o mundo. Ao pensar sobre a vida dele, tente imaginá-lo sentado e escrevendo o relato do Evangelho que temos agora. Ao fazer isso, ele nunca poderia imaginar que as palavras que escreveu seriam lidas por incontáveis ​​milhões até o fim dos tempos. Para ele, prestava apenas um pequeno serviço ao povo de seu tempo. Ele foi motivado pelo desejo de tornar Jesus conhecido para eles, e a melhor maneira que ele sabia fazer isso era escrever a história de Jesus.

Como Marcos escreveu seu Evangelho, podemos ter certeza de que ele o fez não apenas por seu próprio desejo de compartilhar a vida de Cristo com os outros, mas principalmente porque foi inspirado pelo Espírito Santo. O dom de Marcos de escrever o Evangelho foi uma resposta à graça. Deus lhe deu esta missão, e ele ouviu e obedeceu. Como resultado, seu breve relato da vida de Cristo tornou-se parte da história mais lida em toda a história da humanidade. E não apenas isso, também está entre as histórias mais transformadoras já escritas.

Embora Deus não vá chamá-lo para escrever um relato do Evangelho, Ele o está chamando para uma missão específica. Qual é essa missão? Às vezes podemos facilmente pensar que o que fazemos é insignificante. Mas se o que fazemos na vida for feito por meio da inspiração do Espírito Santo, podemos ter certeza de que Deus usará nosso pequeno esforço de grandes maneiras. Como São Marcos, talvez nunca vejamos como Deus nos usa até que entremos nas glórias do céu. Mas não se engane, se você, como São Marcos, ouvir a vontade de Deus e agir em obediência a Ele, então o pouco que você oferecer terá consequências eternas e transformadoras para o bem dos outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre este simples e humilde servo de Deus. Considere o conhecimento limitado de Marcos sobre a extensão que sua contribuição acabaria fazendo para o mundo inteiro. Ao refletir sobre ele escrevendo seu relato do Evangelho, pondere sobre seu próprio chamado de Deus para fazer sua pequena parte. Saiba que você também pode se tornar um instrumento do dom da salvação para muitos. A chave é buscar a vontade de Deus para sua vida e comprometer-se com o cumprimento dessa vontade com paixão e motivação. Não se deixe intimidar por qualquer aparente falta de resultados imediatos. Permaneça fiel à sua missão e, do Céu, você se alegrará eternamente ao ver as maneiras inesperadas com que Deus o usou.

Oração do Dia

Glorioso Senhor Jesus, deste a teus seguidores a grande missão de pregar o teu Evangelho até os confins do mundo. Agradeço pelas maneiras como São Marcos respondeu à Sua inspiração e foi usado de maneira tão poderosa. Por favor, use-me, querido Senhor, como um instrumento de Sua graça para que eu possa compartilhar a missão que Tu destes à Igreja. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *