Liturgia Diária – São Mateus, Apóstolo, Quarta-feira (21/09/2022)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 25ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 21 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 4, 1-7.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 18 (19A)

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

– Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

– Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 9-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: ‘Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?’ 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: ‘Aqueles que têm saúde nóo precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

São Mateus era um homem rico e “importante” em sua época. Como cobrador de impostos, ele também era odiado por muitos judeus. Mas ele se mostrou um homem bom por sua resposta imediata ao chamado de Jesus.

Não temos muitos detalhes para esta história, mas temos os detalhes que importam. Vemos que Mateus está trabalhando coletando impostos. Vemos que Jesus simplesmente passa por ele e o chama. E vemos que Mateus imediatamente se levanta, abandona tudo e segue Jesus. Esta é uma grande conversão.

Para a maioria das pessoas, esse tipo de resposta imediata não aconteceria. A maioria das pessoas teria que primeiro conhecer Jesus, ser convencida por Ele, conversar com seus familiares e amigos, pensar, ponderar e então decidir se seguir Jesus era uma boa ideia. A maioria das pessoas passa por uma longa racionalização da vontade de Deus antes de responder a ela. Esse seria você?

Todos os dias Deus está nos chamando. Todos os dias Ele nos chama para servi-Lo radical e completamente de uma forma ou de outra. E todos os dias temos a oportunidade de responder exatamente como Mateus fez. A chave é ter duas qualidades essenciais. Primeiro, devemos reconhecer a voz de Jesus de forma clara e inconfundível. Devemos, pela fé, saber o que Ele nos diz e quando o diz. Em segundo lugar, devemos ter certeza de que tudo o que Jesus nos chama ou nos inspira a fazer vale a pena. Se conseguirmos aperfeiçoar essas duas qualidades, estaremos em condições de imitar a resposta rápida e total de São Mateus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita, hoje, sobre a sua vontade de imitar este Apóstolo. O que você diz e faz quando Deus chama todos os dias? Onde você vê uma falta, comprometa-se com um seguimento mais radical de Cristo. Você não vai se arrepender.

Oração do Dia

Senhor, que eu possa ouvir você falar e responder a você de todo o coração todas as vezes. Que eu possa segui-lo onde quer que você conduza. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *