Liturgia Diária – São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir – Memória, Segunda-feira (14/08/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 14 de agosto de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 10,12-22)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 12“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz.

14Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado.

16Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa cerviz, 17porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa.

19Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos.

22Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso quanto as estrelas do céu”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 147 (147B)

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, e nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 17,22-27)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. (cf. 2Ts 2,14)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”

25Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Antes desse pequeno milagre, Jesus havia acabado de contar a Seus discípulos pela segunda vez sobre Sua próxima paixão. Novamente, isso foi difícil para eles ouvirem. Lembre-se de que, após a primeira predição da paixão e morte de Jesus, Jesus levou Pedro, Tiago e João para o alto da montanha e foi transfigurado diante deles. A Transfiguração destinava-se, em parte, a dissipar o medo dos discípulos e dar-lhes esperança para o que estava por vir. E agora, depois da segunda predição de Jesus sobre Sua paixão, outro milagre foi realizado para Pedro, pessoalmente, para ajudar a encorajá-lo e dar-lhe esperança.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

Imagine se você fosse Pedro. Imagine seguir as instruções de Jesus indo até o mar, lançando um anzol, puxando um peixe e abrindo sua boca. Pedro deve ter ficado cheio de esperança e empolgação ao puxar o peixe, imaginando se as palavras de Jesus se tornariam realidade. E assim que Pedro viu a moeda, assim como Jesus disse, ele deve ter ficado maravilhado. Lentamente, o medo e a ansiedade que ele estava experimentando nesta segunda predição da paixão e morte de Jesus começaram a diminuir quando Pedro testemunhou outro sinal incrível de seu Senhor.

Deus faz milagres em nossas vidas todos os dias. O problema é que muitas vezes não conseguimos discerni-los. Sempre que Seu glorioso poder opera dentro de nós para nos fortalecer ou nos encher de coragem, esperança, caridade e todas as outras virtudes, isso é um milagre da graça transformadora. Deus sempre sabe o que precisamos na vida. Ele conhece nossas lutas e dúvidas. Às vezes, Ele fica em silêncio para nos aprofundar por meio de orações intencionais e atos de fé. E, às vezes, de repente descobrimos que recebemos uma nova clareza na vida que é o resultado de Sua graça em ação.

Jesus sabia que Pedro precisava dessa graça extra desse milagre pessoal para que ele pudesse ir além de seus medos e lutas e colocar toda a sua confiança em Jesus. Jesus era confiável. Esta é a conclusão a que Pedro teria chegado. Ele era confiável. Portanto, tudo o que Ele disse deve ser acreditado. Que conclusão maravilhosa para todos nós chegarmos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

Reflita, hoje, sobre as maneiras pelas quais Deus lhe garantiu Sua presença e ação divina em sua vida. Embora os milagres garantidores que Deus realizou em sua vida possam não ser físicos em sua manifestação, as obras de Deus podem ser igualmente convincentes se as percebermos claramente. O que Deus quer te garantir em sua vida? Com que luta ou dúvida você luta? Se você luta, volte sua mente para as maneiras pelas quais Deus tem estado presente e ativo em sua vida. Reflita sobre a intervenção Dele e as maneiras pelas quais Ele cuidou de você e o guiou. Seja grato e permita que a memória do que Deus fez seja sua força hoje e a fonte de esperança quando você mais precisar.

Oração do Dia

Meu milagroso Senhor, Sua ação em minha vida é verdadeiramente gloriosa e surpreendente. Você nunca deixa de me sustentar quando preciso. Ajuda-me a recorrer a Ti sempre que eu me esforço para ser preenchido com uma nova esperança em Ti. Tu és sempre fiel, querido Senhor. Eu coloco toda a minha esperança em Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.