Liturgia Diária – Santa Dulce dos Pobres, Sábado (13/08/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 19ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 13 de agosto de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 18,1-10.13b.30-32)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 3Juro por minha vida — oráculo do Senhor Deus —, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer.

5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá — oráculo do Senhor Deus.

10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13btal filho de modo algum viverá. Porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta — oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém — oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 50)

Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 19,13-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes – Domingo (19/05/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus ofereceu essa gentil repreensão a Seus discípulos por tentarem impedir que as crianças viessem a Ele. Jesus deixa claro que essas crianças são verdadeiramente preciosas para Ele e que Ele quer que cada uma delas receba o Reino dos Céus.

Um aspecto frequentemente esquecido dessa passagem é que Jesus impôs as mãos sobre as crianças e orou por elas. Que benção! Uma questão interessante a ser ponderada é esta: Que efeito a imposição das mãos de Jesus, juntamente com Sua oração, teve sobre essas crianças? Esses atos teriam concedido uma tremenda quantidade de graça a esses pequeninos. Talvez eles não percebessem o que estava acontecendo, mas teriam recebido muita graça, mesmo assim.

O mesmo é verdade em nossas vidas. Não encontraremos Jesus vindo até nós fisicamente da mesma maneira, impondo Suas mãos sobre nós e orando por nós. Mas temos algo muito maior! Temos o Salvador do Mundo vindo até nós na Sagrada Comunhão, entrando em nossas almas e nutrindo-nos de maneiras além do que podemos imaginar.

O poder de Sua presença divina, vindo até nós na Sagrada Comunhão, é suficiente para transformar nossas vidas de maneira poderosa. O problema é que muitas vezes O recebemos sem estar totalmente abertos à Sua graça e misericórdia. Nós facilmente nos apresentamos para receber Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade e falhamos em nos abrir completamente para as profundezas infinitas de Sua terna misericórdia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sábado (18/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o toque íntimo do Salvador em sua alma ao recebê-lo na Sagrada Comunhão. O poder desse encontro é de valor infinito. Você está aberto a tudo o que Ele deseja conceder? Renove sua abertura para Ele e procure permitir que Ele penetre mais profundamente em sua alma na próxima vez que você se apresentar para receber Seu toque divino.

Oração do Dia

Meu Senhor Eucarístico, eu Vos amo e desejo abrir meu coração mais plenamente na próxima vez que Vos receber na Sagrada Comunhão. Que eu me abra para tudo o que Você deseja derramar sobre mim. Entre em meu coração, querido Senhor, e transforme minha vida por Seu toque gentil. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *