Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sábado (14/10/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 14 de outubro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Joel 4, 12-21

Leitura da Profecia de Joel:

Assim fala o Senhor: 12Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. 13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia.. 14Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão. 15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. 17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. 18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a torrente de Setim. 19O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras. 20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo. O Senhor está habitando em Sião.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 96 (97)

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

– Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.

– As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

– Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 27-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 27Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.’ 28Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta breve leitura do Evangelho revela muito sobre o que torna alguém “bem-aventurado” na vida. Especificamente, Jesus considera verdadeiramente abençoados aqueles que fazem duas coisas: “ouvir a palavra de Deus” e depois “observá-la”. Embora isto pareça bastante óbvio à primeira leitura, muitas vezes é mais difícil do que parece.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

O primeiro passo para uma vida abençoada é ouvir a Palavra de Deus. “Ouvir” implica que façamos muito mais do que nos familiarizarmos com os Evangelhos. Ouvir significa que não apenas estamos cientes de tudo o que nosso Senhor revelou, mas também significa que realmente internalizamos isso, compreendendo tudo o que nosso Senhor exige de nós.

Você já ouviu nosso Senhor? É importante entender que o Evangelho está vivo. Em outras palavras, familiarizar-se com a Palavra de Deus não é o mesmo que ler algum livro antigo de lições. Pelo contrário, ouvir a Palavra de Deus significa ouvir uma Pessoa: o Filho de Deus, falando-nos e guiando-nos cada passo da nossa vida. A Palavra de Deus é algo que deve falar-nos a cada momento de cada dia, inspirando-nos a fazer isto e a evitar aquilo. Isso é realizado através de um hábito vitalício de comunhão orante com nosso Senhor, por meio do qual estamos sempre atentos à Sua voz.

Ouvir a própria Pessoa do Filho de Deus, o Verbo feito carne, implica necessariamente que observemos também tudo o que Ele nos fala. Na verdade, deixar de seguir Seu comando contínuo e gentil de amar resultará em nossa incapacidade de ouvi-Lo claramente. Ficaremos confusos e facilmente seremos guiados por muitas outras vozes no nosso mundo, incapazes de discernir o caminho glorioso escolhido para nós pelo nosso Senhor.

Reflita hoje se você tem ou não dificuldade em ouvir e observar a voz de Deus. Se esta é a sua luta, então comprometa-se novamente com um momento de descoberta humilde e sincera. Diga ao nosso Senhor que você sente muito por não estar atento a Ele e coloque-se na missão de procurá-Lo e encontrá-Lo. Rejeite a confusão e a ansiedade da vida, rejeite as muitas outras vozes de “sabedoria” em nosso mundo e ouça Sua voz gentil, mas clara. Ele está sempre falando. Ele está sempre ligando para você. Ele está sempre presente. Abra os olhos da sua alma e dê a Ele toda a sua atenção. E quando você sentir que Ele está falando com você, responda com a maior generosidade e obediência. Fazer isso resultará na descoberta do que significa ser verdadeiramente abençoado por nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Meu bendito Senhor, Tu és glorioso além de todas as coisas e convida a mim e a todas as Suas criaturas a compartilhar Sua própria vida. Dê-me a graça que preciso para me afastar da confusão e dos enganos da vida, para que eu ouça apenas a Ti e responda apenas à Sua voz. Eu me comprometo com a Tua santa vontade, querido Senhor. Ao fazê-lo, por favor, conceda-me todas as bênçãos que deseja dar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *