Liturgia Diária – Sábado depois das Cinzas (05/03)

Liturgia Diária de sábado, 5 de março de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 58,9b-14)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor, 9bse destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.

13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 85)

— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

Leia mais:  Evangelho do Dia - segunda-feira (4ª Semana da Quaresma), 15/03/2021

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,27-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que um médico faria sem pacientes? E se ninguém estivesse doente? O pobre médico estaria fora do negócio. Portanto, em certo sentido, é justo dizer que um médico precisa do doente para cumprir seu papel.

Leia mais:  Liturgia Diária - segunda-feira (1ª Semana da Quaresma), 22/02/2021

O mesmo pode ser dito de Jesus. Ele é o Salvador do Mundo. Mas e se não houvesse pecadores? Então a morte de Jesus teria sido em vão, e Sua misericórdia não seria necessária. Portanto, em certo sentido, podemos concluir que Jesus, como Salvador do mundo, precisa de pecadores. Ele precisa daqueles que se afastaram Dele, violaram a Lei Divina, violaram sua própria dignidade, violaram a dignidade dos outros e agiram de maneira egoísta e pecaminosa. Jesus precisa de pecadores. Por quê? Porque Jesus é o Salvador, e um Salvador precisa salvar. Um Salvador precisa daqueles que precisam ser salvos para salvar!

Isso é importante entender, porque quando o fizermos, de repente perceberemos que vir a Jesus, com a sujeira do nosso pecado, traz grande alegria ao Seu Coração. Traz alegria, porque Ele é capaz de cumprir a missão que lhe foi dada pelo Pai, exercendo Sua misericórdia como único Salvador.

Permita que Jesus cumpra Sua missão! Deixe que Ele ofereça misericórdia a você! Você faz isso admitindo sua necessidade de misericórdia. Você faz isso vindo a Ele em um estado vulnerável e pecaminoso, indigno de misericórdia e digno apenas da condenação eterna. Vir a Jesus dessa maneira permite que Ele cumpra a missão que lhe foi dada pelo Pai. Permite-lhe manifestar, de forma concreta, o Seu Coração de abundante misericórdia. Jesus “precisa” de você para cumprir Sua missão. Dê a Ele este presente e deixe que Ele seja seu Salvador misericordioso.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Segunda-feira - Maria, Mãe da Igreja, 24/05/2021

Reflita, hoje, sobre a misericórdia de Deus a partir de uma nova perspectiva. Olhe para isso da perspectiva de Jesus como o Médico Divino que deseja cumprir Sua missão de cura. Perceba que Ele precisa de você para cumprir Sua missão. Ele precisa que você admita seu pecado e esteja aberto à Sua cura. Ao fazer isso, você permite que os portões da misericórdia se derramem em abundância em nossos dias e épocas.

Oração do Dia

Querido Salvador e Médico Divino, eu Te agradeço por vir para salvar e curar. Eu Te agradeço por Teu desejo ardente de manifestar Tua misericórdia em minha vida. Por favor, humilhe-me para que eu possa estar aberto ao Seu toque de cura e que, através deste dom da salvação, eu permita que Você manifeste Sua Divina Misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.