Liturgia Diária – São Vicente de Paulo, presbítero – Memória, Quarta-feira (27/09/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 27 de setembro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Esd 9,5-9)

Leitura do Livro de Esdras.

5Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6E disse: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até o céu. 7Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje.

8Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo de nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Tb 13,2.3-4.5.8 (R. 2a)

— Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

— Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos, e fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele.

— Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças com todo o respeito!

— Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,1-6)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é a primeira vez que Jesus envia Seus Apóstolos em missão. Nesta missão, Ele os está preparando para a missão final, que acontecerá no tempo de Pentecostes, depois que Jesus morrer, ressuscitar e ascender ao Céu. Mas, por enquanto, Jesus comissiona estes apóstolos para fazer três coisas: expulsar demônios, curar os enfermos e proclamar o Reino de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (16/05/2024)

Tal como os Apóstolos, somos chamados a combater o diabo e os seus demônios. São anjos caídos que mantêm os seus poderes naturais e usam esses poderes naturais para tentar enganar-nos, oprimir-nos e, em alguns casos, até possuir-nos. Mas os demônios são impotentes diante de Deus, e Deus nos dá autoridade espiritual sobre eles. E embora haja alguns que recebem o ministério único de exorcismo dentro da Igreja, todos nós temos autoridade espiritual sobre os demônios, especialmente sobre os seus ataques espirituais naturais de tentações.

Combatemos os demônios principalmente revelando suas mentiras e trazendo-as à luz. Santo Inácio de Loyola, em seu clássico espiritual Os Exercícios Espirituais, explica-nos algumas das táticas comuns que esses demônios usam e como podemos superá-las. Ele diz que para aqueles mergulhados em uma vida de pecado grave, os demônios colocam continuamente diante de suas mentes a mentira de que seus pecados são agradáveis ​​e recompensadores, para que continuem a escolhê-los. E para aqueles que lutam pela santidade, esses demônios tentam desencorajá-los no aprofundamento da sua conversão. Eles “mordem, entristecem e colocam obstáculos, inquietando com motivos falsos, para que não se continue” (Regra 2). A maneira de superar essas tentações é voltar-se para a verdade. Primeiro, percebendo que os falsos “prazeres” do pecado são apenas isso: falsos, passageiros e, em última análise, humilhantes. Além disso, superamos essas tentações recebendo de Deus “coragem e força, consolações, lágrimas, inspirações e tranquilidade, aliviando e afastando todos os obstáculos”. Por outras palavras, vencemos os demônios permitindo que Deus nos fortaleça, limpe o nosso pensamento, dissipe todos os falsos obstáculos no caminho para a santidade e recebendo as abundantes consolações que Deus concede como ajuda no caminho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (15/05/2024)

Reflita hoje sobre o fato de que nosso Senhor deseja ministrar a você desta forma tripla. Se você puder trabalhar para superar os obstáculos colocados em seu caminho por esses demônios, então você estará em uma boa posição para participar das outras duas missões dadas aos Apóstolos. Você poderá experimentar a cura mental, emocional e espiritual em sua vida e poderá permitir que o Reino de Deus cresça forte e poderoso dentro de sua própria alma. A partir daí, você será enviado em missão por nosso Senhor para levar essas graças a outras pessoas necessitadas.

Oração do Dia

Meu Senhor todo-poderoso, Tu tens autoridade sobre o mal, o poder de curar e oferecer todos os dons da salvação eterna. Ajude-me a estar aberto aos caminhos que Tu desejas que venham até mim. Por favor, liberte-me dos ataques do maligno, traga cura e esperança e traga a abundância do Seu glorioso Reino em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *