Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (21/03)

Liturgia Diária de segunda-feira, 21 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Rs 5,1-15a)

Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.

2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”

4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.

7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.

9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.

11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Fartar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.

Leia mais:  Evangelho do Dia - quarta-feira, 09/09/2020

13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 41)

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 4,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira depois das Cinzas (03/03)

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que bela declaração poder fazer. A palavra “sede” é uma palavra não usada com tanta frequência, mas que vale a pena refletir por si só. Revela um anseio e um desejo de ser saciado não apenas por Deus, mas pelo “Deus Vivo!” E para “contemplar a face de Deus”.

Quantas vezes você anseia por uma coisa dessas? Quantas vezes você deixa o desejo de Deus queimar dentro de sua alma? Este é um desejo maravilhoso de ter. Na verdade, o desejo em si é suficiente para começar a trazer grande satisfação e realização na vida.

Há a história de um monge idoso que viveu sua vida como eremita sendo padre e capelão de um grupo de irmãs monásticas. Este monge viveu uma vida muito tranquila de solidão, oração, estudo e trabalho a maior parte de sua vida. Um dia, no final de sua vida, perguntaram a ele como ele aproveitou sua vida todos esses anos. Imediatamente e sem hesitação, seu rosto ficou radiante e dominado por uma profunda alegria. E ele disse com a mais profunda convicção: “Que vida gloriosa eu tenho! Todos os dias estou me preparando para morrer.”

Este monge tinha um foco na vida. Era um foco na face de Deus. Nada mais importava. O que ele ansiava e antecipava a cada dia era aquele momento em que ele entraria naquela gloriosa Visão Beatífica e veria Deus face a face. E foi este pensamento que lhe permitiu prosseguir, dia após dia, ano após ano, oferecendo missa e adorando a Deus em preparação para aquele glorioso encontro.

O que você tem sede? Como você completaria essa afirmação? “Sede é minha alma por…?” Para que? Muitas vezes temos sede por essas coisas que são tão artificiais e temporárias. Tentamos tanto ser felizes e, no entanto, muitas vezes falhamos. Mas se pudermos deixar nosso coração inflamar-se pelo desejo daquilo que é essencial, aquilo para o qual fomos feitos, então tudo o mais na vida se encaixará. Se Deus for colocado no centro de todos os nossos anseios, todas as nossas esperanças e todos os nossos desejos, começaremos realmente a “contemplar a face de Deus” aqui e agora. Mesmo o menor vislumbre da glória de Deus nos saciará tanto que transformará toda a nossa visão da vida e nos dará uma direção clara e certa em tudo o que fizermos. Todo relacionamento será afetado, toda decisão que tomarmos será orquestrada pelo Espírito Santo, e o propósito e o significado da vida que buscamos serão descobertos. Toda vez que pensarmos em nossas vidas, nos tornaremos radiantes ao refletir sobre a jornada em que estamos e desejamos colocá-la em movimento total, antecipando a recompensa eterna que nos espera no final.

Leia mais:  Liturgia Diária - quinta-feira, 11/06/2020

Reflita, hoje, sobre sua “sede”. Não desperdice sua vida com promessas vazias. Não se prenda a apegos terrenos. Busque a Deus. Busque Seu rosto. Busque Sua vontade e Sua glória e você nunca mais vai querer voltar atrás na direção que esse anseio te leva.

Oração do Dia

Jesus, meu Deus vivo, que eu possa um dia contemplar Seu pleno esplendor e glória. Que eu possa ver o Teu rosto e fazer desse objetivo o centro da minha vida. Que tudo o que sou seja apanhado neste desejo ardente, e que eu me deleite na alegria desta jornada. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.