Liturgia Diária – São Vicente de Paulo, presbítero – Memória, Sexta-feira (27/09/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Sexta-feira, 27 de setembro de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ecl 3,1-11)

Leitura do Livro do Eclesiastes

Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2 Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3 Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4 Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5 Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6 Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7 Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8 Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9 Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10 Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11 As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 143 (144)

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero,

— Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa.

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Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,18-22)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É interessante que Jesus estava “orando sozinho” e que “os discípulos estavam com ele”. São Beda explica esta aparente contradição afirmando que “só o Filho é capaz de penetrar nos segredos incompreensíveis da vontade do Pai”. Portanto, nosso Senhor esteve sempre sozinho com o Pai no sentido de que somente Jesus conhecia o Pai plena e intimamente. Isto porque Ele é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho Eterno do Pai.

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Com esse fato claramente compreendido, também é importante compreender que, enquanto Jesus orava ao Pai dentro de Sua natureza humana, algo novo aconteceu. Embora Jesus estivesse eternamente com o Pai, Sua natureza humana não estava eternamente com o Pai. Portanto, à medida que o Filho Eterno de Deus comungou com o Pai Eterno enquanto vivia em carne humana, a natureza humana foi repentinamente elevada a uma altura que nunca havia estado antes. Não apenas o Filho Eterno vivia em perfeita união com o Pai, mas agora o Filho Eterno, plenamente humano, trouxe Sua natureza humana a esta unidade.

Embora isto possa parecer um pouco filosófico para alguns, aponta para uma realidade muito importante que afeta a todos nós. Através da oração humana do nosso Senhor ao Pai, somos todos convidados a unir-nos a Jesus e a partilhar esta unidade divina. O Filho de Deus, como ser humano, tornou possível que nós, como seres humanos, compartilhássemos a elevação de nossas próprias vidas à unidade com Deus, o Pai. E embora o Filho de Deus mantenha sempre uma união única com o Pai, somos, no entanto, pela participação, convidados a participar na sua vida.

Então, por que isso é importante? Uma das razões é que não poderíamos alcançar maior realização humana do que participar na oração do Filho ao Pai. Ao longo de nossas vidas, estamos constantemente em busca de realização de uma forma ou de outra. Queremos ser felizes. Queremos diversão na vida. Temos um desejo natural de felicidade que procuramos constantemente satisfazer. O que é importante compreender é que a maior felicidade advém da participação na profunda oração humana do Filho ao Pai. A oração, a verdadeira oração, é a resposta ao nosso desejo mais profundo.

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Reflita hoje sobre se você se envolve ou não regularmente em oração profunda. Você pode apontar momentos em que você, como nosso Senhor, esteve a sós com Deus, comungando com Ele nas profundezas de sua alma humana, sendo atraído a Ele por meio da oração? Existem muitos níveis de oração, como atestam muitos santos. Faça a escolha de aprofundar sua oração. Vá diante de nosso Senhor hoje e abra seu coração a Ele, pedindo-Lhe que o atraia para a santa solidão de Sua oração ao Pai. Fazer isso trará em você a mais profunda satisfação humana possível na vida.

Oração do Dia

Meu Senhor orante, ao passar um tempo a sós com o Pai, Você uniu Sua natureza humana a Ele, elevando assim nossa natureza a um grau glorioso. Por favor, atraia-me a Ti, querido Senhor, para que eu possa conhecer Ti e o Pai através da oração verdadeira, profunda e sustentadora. Que esta unidade contigo seja a causa da minha mais profunda realização na vida. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

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