Liturgia Diária – Semana Santa, Segunda-feira (25/03/2024)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 25 de março de 2024.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 42,1-7)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1 “Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.

3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.

5 Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6 “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 26 (27)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 12,1-11)

— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

— Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2 Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3 Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

4 Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5 “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6 Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

7 Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

9 Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10 Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11 porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus estava com Seus discípulos na casa de Lázaro, Marta e Maria. Ele regularmente passava algum tempo na casa deles e estava perto deles. Esta refeição aconteceu pouco antes de Jesus entrar em Jerusalém para o primeiro Domingo de Ramos e Semana Santa. Passaram-se seis dias antes que Jesus morresse na cruz.

Lembre-se de que Lázaro havia sido recentemente ressuscitado por Jesus e também que Maria, irmã de Lázaro, era profundamente devotada a Jesus e é registrada como aquela que se sentou aos Seus pés, enquanto sua irmã Marta servia. Durante esta visita, Maria ofereceu outro ato de devoção a Jesus quando O ungiu com “um litro de óleo perfumado caro”. Ela ofereceu a Ele um ato de amor e devoção. A passagem bíblica acima registra a resposta de Judas enquanto ele também estava durante a refeição. Jesus repreende Judas e defende o ato de devoção de Maria, e a refeição continua.

Uma lição clara que isso nos ensina é que nada é bom demais para nosso Senhor. É verdade que devemos fazer a nossa parte para ajudar a cuidar dos pobres, mas a resposta de Jesus a Judas é bastante interessante. Ele diz: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Jesus não estava subestimando a importância de cuidar dos pobres; Ele estava enfatizando a importância de oferecer atos de amor e devoção a Ele.

Ao entrarmos nesta semana mais santa do ano, recebemos esta imagem de Maria derramando sobre Jesus este litro de caro óleo perfumado como forma de nos convidar a fazer o mesmo. Embora sirvamos a Cristo em outras pessoas necessitadas, devemos também procurar oferecer-Lhe regularmente devoção e amor diretamente, mesmo de maneiras que os outros possam considerar excessivas. Honrá-Lo, expressar nosso amor, passar tempo com diversas devoções, orar por longos períodos de tempo e até mesmo oferecer a Ele nossos recursos financeiros são maneiras pelas quais damos a Jesus a glória que Lhe é devida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Reflita hoje sobre maneiras pelas quais você pode imitar este ato de devoção amorosa oferecido por Maria a Jesus. De que maneira você pode dedicar abundantemente seu tempo, dinheiro, talentos e energia ao Senhor? Como você pode expressar melhor sua devoção a Ele nesta Semana Santa? Procure maneiras de fazer isso diretamente pela simples razão de que você ama nosso Senhor e deseja expressar esse amor esta semana.

Oração do Dia

Meu glorioso Jesus, Tu és digno de todo louvor e honra. Você é digno de nossa mais profunda devoção e amor. Ao entrar nesta Semana Santa, rezo para que seja um momento em que possa expressar o meu mais profundo amor por Ti. Ajude-me a derramar esse amor em abundância esta semana, para mostrar-lhe a glória e o louvor que merece. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *