Liturgia Diária – Tempo do Natal antes da Epifania, Sábado (07/01/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 7 de janeiro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 5,14-21)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.

16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 149,1-2.3-4.5 e 6a e 9b (R. 4a)

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 2,1-11)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

— Palavra da Salvação

— Glória a vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta curta frase, inserida na história das Bodas de Caná, dá-nos muito que ponderar. É um mandamento de amor, falado por nossa Mãe Santíssima aos servos no casamento. E embora as suas palavras tenham sido ditas inicialmente àqueles servos para produzir o primeiro milagre e sinal da divindade de Jesus, podemos estar certos de que a nossa Mãe Santíssima também as diz a cada um de nós.

“Faça tudo o que ele disser.” Que belo comando de amor! Quando ouvimos essas palavras ditas a nós, devemos ouvi-las como a orientação perfeita e contínua de nossa Mãe Santíssima. Tantas vezes na vida fazemos o que queremos fazer. Somos atraídos aqui ou ali por nossas paixões e desejos desordenados. Lutamos contra ser egoístas e muitas vezes fazemos escolhas erradas para nossas vidas. Esta é a simples realidade do pecado com a qual lutamos todos os dias. Mas se pudermos atender às palavras da Mãe Santíssima, ouvindo-as como palavras ditas de seu coração para o nosso, então teremos uma nova direção na vida.

Fazer a vontade de Deus primeiro requer que ouçamos a voz de Deus. Devemos ouvir nosso Senhor falar conosco. Quão bem você faz isso? Nossas mentes são frequentemente inundadas com muitos pensamentos e somos facilmente influenciados por muitas coisas. Não apenas nossas paixões, sentimentos e emoções desordenados às vezes nos confundem, mas há tantas vozes variadas e confusas dentro de nosso próprio mundo. Somos influenciados por aqueles que encontramos todos os dias para o bem ou para o mal, pela mídia de massa, pelas coisas que lemos ou assistimos e até mesmo pelo próprio maligno quando ele nos tenta dia após dia.

Se pudermos nos esforçar diariamente para eliminar as muitas vozes enganosas em nossas vidas e sintonizar a voz simples, clara e profunda de Deus, então teremos dado um bom primeiro passo. Mas a partir daí, precisamos “fazer” aquilo que Deus nos pede. Ouvir Deus falar pode ser difícil, mas fazer o que ouvimos de Deus pode ser ainda mais difícil. Já foi dito que o caminho para o inferno está cheio de boas intenções. Boas intenções não são suficientes. Fazer a vontade de Deus com todas as nossas forças é a resposta.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre esta dupla questão. Primeiro, sou capaz de ouvir o que Deus me pede todos os dias, ou sou enganado e influenciado por muitas outras vozes? Em segundo lugar, com que eficiência coloco em prática aquilo que sei que Deus me pede? “Faça tudo o que ele disser.” Reflita sobre esta frase e ouça-a como um verdadeiro mandamento de amor de nossa Mãe Santíssima.

Oração do Dia

Querida Mãe, por favor, diga estas palavras para mim todos os dias. Ao fazê-la, por favor, ore por mim para que eu ouça tudo o que seu Filho me pede e obedeça à Sua voz de todo o coração. Obrigado pelo seu “Sim” perfeito e pela sua obediência a Deus em todas as coisas. Que eu aprenda a imitá-lo mais plenamente a cada dia. Mãe Maria, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *