Liturgia Diária – Tempo do Natal depois da Epifania – Terça-feira (07/01/2025)
Liturgia Diária de Terça-feira, 7 de janeiro de 2025.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Jo 4,7-10)
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8 Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9 Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 71 (72)
— Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 6,34-44)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34 Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36 Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37 Mas, Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38 Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40 E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41 Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42 Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43 e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44 O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
O que é compaixão? É um atributo pelo qual alguém vê o sofrimento do outro e experimenta verdadeira empatia por ele. Essa empatia, por sua vez, leva a pessoa a estender a mão e compartilhar seu sofrimento, ajudando-a a suportar tudo o que está passando. Isto é o que Jesus experimentou dentro do Seu Sagrado Coração enquanto olhava para esta vasta multidão.
A Escritura acima apresenta o milagre familiar da alimentação de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes. E embora o milagre em si ofereça muito para ponderar, esta linha introdutória também nos dá muito para ponderar sobre a motivação de nosso Senhor para realizar este milagre.
Quando Jesus olhou para a grande multidão, Ele viu um grupo de pessoas que pareciam perdidas, procuravam e estavam espiritualmente famintas. Eles desejavam alguma direção em suas vidas e, por essa razão, estavam vindo para Jesus. Mas o que é muito útil para refletir é o Coração de Jesus. Ele não ficou incomodado com a insistência deles, não ficou sobrecarregado com eles; antes, Ele ficou profundamente comovido com a pobreza e a fome espirituais deles. Isso levou Seu Coração à “piedade”, que é uma forma de compaixão sincera. Por essa razão, Ele lhes ensinou “muitas coisas”.
Curiosamente, o milagre foi simplesmente uma bênção extra, mas não foi a ação principal que Jesus tomou por causa do Seu coração compassivo. Em primeiro lugar, a Sua compaixão levou-O a ensiná-los.
Jesus olha para cada um de nós com a mesma compaixão. Sempre que você se encontra confuso, sem rumo na vida e com fome espiritual, Jesus olha para você com o mesmo olhar que Ele ofereceu a esta vasta multidão. E Seu remédio para as suas necessidades é ensiná-lo também. Ele quer que você aprenda com Ele estudando as Escrituras, orando e meditando diariamente, lendo a vida dos santos e aprendendo os muitos ensinamentos gloriosos de nossa Igreja. Este é o alimento que todo coração errante precisa para a satisfação espiritual.
Reflita, hoje, sobre o Coração compassivo de nosso Divino Senhor. Permita-se vê-Lo olhando para você com o maior amor. Saiba que Seu olhar é aquele que o leva a falar com você, a ensiná-lo e a conduzi-lo até Ele. Confie neste Coração compassivo de nosso Senhor e permita que Ele chegue até você com amor.
Oração do Dia
Senhor, ajude-me a vê-lo enquanto Tu me olhas com o mais sincero amor e compaixão. Eu sei que Tu conheces todas as minhas lutas e todas as minhas necessidades. Ajuda-me a abrir-me a Ti e à Tua misericórdia para que Tu sejas o meu verdadeiro Pastor. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários