Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (23/06/2023)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 23 de junho de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 11, 18.21-30

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 18Já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21bO que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato. 22São hebreus? Eu também. – São israelitas? Eu também. – São da descendência de Abraão? Eu também. 23- São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia no alto mar. 26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos. 27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, freqüentes jejuns, frio e nudez! 28E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as igrejas! 29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 33 (34)

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– O Senhor liberta os justos de todas as angústias!

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

– Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

– Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6, 19-23

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5, 3)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Cada passagem da Escritura, no sentido espiritual, pode nos ensinar muitas lições. São Tomás de Aquino, em seu comentário sobre o Evangelho de Mateus, oferece uma interpretação para a passagem citada acima, dizendo que o “olho” nesta passagem se refere à sua intenção e “todo o seu corpo” se refere a todas as suas ações que decorrem da sua intenção . Portanto, quando suas intenções estiverem alinhadas com a vontade de Deus, as ações que se seguirão também estarão. Esta é uma lição muito prática e útil para a sua caminhada rumo à santidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Com esta percepção de São Tomás, devemos olhar para as nossas intenções de forma honesta e completa. Quais são suas intenções na vida? É fácil para nós formar várias intenções que podem parecer boas, bem como algumas que são contrárias à vontade de Deus, mesmo sem perceber. Podemos ter a intenção de ter uma boa noite de sono em uma ocasião. Ou pretende se divertir com a família e amigos em um determinado dia. Ou podemos ter a intenção de preparar uma boa refeição, limpar a casa, ir bem no trabalho, etc. Existem muitas intenções momentâneas que são boas e fazem parte da vida diária. No entanto, a intenção mais importante a considerar é aquela que é a mais profunda de todas. Qual é a intenção mais central, fundamental pela qual sua vida é dirigida?

A intenção primária que você deve trabalhar para adquirir é dar a Deus a maior glória possível em tudo o que você faz. Dar glória a Deus é realizado quando você escolhe a Ele e a Sua santa vontade acima de tudo na vida. Quando esta for a intenção mais profunda e fundamental de sua vida, tudo o mais fluirá dela. Todas as intenções e ações secundárias se alinharão com esse foco central e trabalharão para sua realização. Mas quando existem outras “primeiras intenções” que você tem no nível mais fundamental, todo o resto de suas intenções e ações serão mal orientados e direcionados de maneira desordenada.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a intenção mais fundamental que você tem na vida. Fazer isso exigirá uma quantidade considerável de reflexão interior e honestidade. Isso exigirá que você analise as muitas coisas que o motivam e as decisões que toma todos os dias. Reflita sobre o propósito primordial de sua vida, que deve ser dar a Deus a maior glória possível ao escolher e viver Sua perfeita vontade. Todas as suas ações diárias se alinham com esse objetivo final? Comprometa-se com o trabalho sagrado de examinar todas as suas ações sob esta luz, para que você alcance mais plenamente o propósito para o qual foi criado.

Oração do Dia

Deus de toda a glória, você e somente você é digno de todo o meu louvor. Sua vontade e somente Sua vontade deve se tornar o fundamento de tudo o que escolho na vida. Dê-me a visão espiritual de que preciso para olhar profundamente para tudo o que me motiva e para todas as minhas intenções mais interiores na vida. Que todas as minhas intenções e todas as minhas ações tenham como meta a Tua glória eterna. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.

A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *