Liturgia Diária – 12º Domingo do Tempo Comum (22/03/2025)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 22 de junho de 2025.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Zc 12,10-11.13,1)

Leitura da Profecia de Zacarias

Assim diz o Senhor: 10 “Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. 11 Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo. 13,1 Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 62 (63)

– A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!

– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja.

– Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.

– Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

– Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas á sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

2ª Leitura

Segunda Leitura (Gl 3,26-29)

Leia mais:  Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (17/08/2026)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos: 26 Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27 Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29 Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,18-24)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Certo dia, 18 Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria – Solenidade | Domingo (16/08/2026)

Reflexão da Liturgia Diária

Na Santa Missa, assim que o sacerdote pronuncia as palavras da consagração, transformando o pão e o vinho no Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo Nosso Senhor, ele se genuflecte, levanta-se e então diz: “O mistério da fé”. O que é “o mistério da fé”? Muitas vezes, quando dizemos que algo é um mistério, queremos dizer que a conclusão está oculta, mas que existem certas pistas para ajudar a desvendar o mistério. E uma vez resolvido o mistério, tudo se esclarece e deixa de ser um mistério.

“O mistério da fé” é muito diferente. Essas palavras são pronunciadas na Missa imediatamente após a consagração como forma de atrair os fiéis a um santo temor e assombro diante do que acaba de acontecer. Mas esse mistério só pode produzir admiração e assombro se a realidade do que acaba de acontecer for compreendida através do dom da fé. Fé é conhecer e crer sem perceber a realidade diante de nós com nossos cinco sentidos ou por dedução lógica. Em outras palavras, a fé produz o verdadeiro conhecimento de uma realidade espiritual que só pode ser conhecida, compreendida e crida por meio da intuição espiritual. Portanto, se participamos da Missa e fomos dotados do conhecimento da fé, então, assim que a consagração do pão e do vinho acontecer, clamaremos interiormente: “Meu Senhor e meu Deus!”. Saberemos que Deus Filho está presente diante de nós de forma velada. Nossos olhos não percebem, nem nenhum dos nossos sentidos nos revela a grande realidade diante de nós. Não podemos deduzir racionalmente o que acaba de acontecer. Em vez disso, passamos a conhecer e crer que o Filho de Deus, o Salvador do Mundo, está agora presente diante de nós em Sua plenitude, sob o véu do simples pão e do vinho.

Além da presença divina de Nosso Senhor e nosso Deus, todo o Mistério da nossa Redenção se torna presente. O Santo Papa João Paulo II nos diz que neste momento há uma “unidade no tempo” que liga o Mistério Pascal, isto é, a Vida, Morte e Ressurreição de Jesus, a cada momento em que a Eucaristia é celebrada e se torna presente através das palavras da consagração. E essa unidade entre cada Missa e o Mistério Pascal “nos leva a um profundo assombro e gratidão” (Ecclesia de Eucharistia, n° 5). Você sente e experimenta esse profundo assombro e gratidão cada vez que participa do Santo Sacrifício da Missa? Você percebe, ao participar da Missa e ao pronunciar as palavras da consagração, que todo o Mistério da sua redenção se torna presente diante de você, oculto aos seus olhos, mas visível à sua alma pela fé? Você entende que é Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que desce até nós para habitar conosco naquele momento do tempo neste glorioso Sacramento?

Leia mais:  Liturgia Diária – 19ª Semana do Tempo Comum, Sábado (15/08/2026)

Reflita, hoje, sobre o oculto, mas real Mistério da Fé. Deixe-se levar pela maravilha e pelo assombro diante daquilo que você tem o privilégio de presenciar. Deixe sua fé na Santíssima Eucaristia crescer, abrindo-se para o aprofundamento deste dom da fé por meio da percepção e da crença espiritual. Contemple este grande Dom da Eucaristia com os olhos da fé e você será levado pela maravilha e pelo assombro que Deus deseja lhe conceder.

Oração do Dia

Meu sempre glorioso Senhor Eucarístico, eu creio que estás aqui, presente em nosso mundo sob a forma do pão e do vinho, cada vez que a Santa Missa é celebrada. Enche-me de uma fé mais profunda neste Santo Dom, querido Senhor, para que eu seja atraído pela admiração e pelo temor cada vez que presenciar esta santa Consagração. Jesus, eu confio em Vós.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.