Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (09/06/2022)
Liturgia Diária da 10ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 9 de junho de 2022.
Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Leitura (1 Reis 18,41-46)
Leitura do primeiro livro dos Reis.
41 Então Elias disse a Acab: “Vai, come e bebe, porque já ouço o ruído de uma grande chuva”.
42 Voltou Acab para comer e beber, enquanto Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, onde se encurvou por terra, pondo a cabeça entre os joelhos.
43 Disse ao seu servo: “Sobe um pouco, e olha para as bandas do mar”. Ele subiu, olhou (o horizonte) e disse: Nada. Por sete vezes, Elias disse-lhe: “Volta e (olha)”.
44 Na sétima vez o servo respondeu: “Eis que, sobe do mar uma pequena nuvem, do tamanho da palma da mão”. Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha”.
45 Num instante, o céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu ao seu carro e partiu para Jezrael.
46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, passou adiante de Acab e chegou à entrada de Jezrael.
Palavra do Senhor.
Salmo
Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!
– Visitais a nossa terra com as chuvas,
e transborda de fartura.
Rios de Deus que vêm do céu derramam águas,
e preparais o nosso trigo.
– É assim que preparais a nossa terra:
vós a regais e aplanais,
os seus sulcos com a chuva amoleceis
e abençoais as sementeiras.
– O ano todo coroais com vossos dons,
os vossos passos são fecundos;
transborda a fartura onde passais.
Brotam pastos no deserto,
as colinas se enfeitam de alegria.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mateus, 5,20-26)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
20 Disse Jesus: “Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus.
21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal’.
22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: ‘Raca’, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena.
23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.
26 Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo”.
Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
Esse é um pensamento assustador! A princípio, essa história pode ser vista como uma completa falta de misericórdia. “Você não será liberado até que você pague o último centavo.” Mas, na verdade, é um ato de grande amor.
A chave aqui é que Jesus quer que nos reconciliemos com Ele e uns com os outros. Especificamente, Ele quer que toda raiva, amargura e ressentimento sejam removidos de nossas almas. É por isso que Ele diz: “Acalme-se com seu oponente rapidamente no caminho para a corte com ele”. Em outras palavras, peça desculpas e reconcilie-se antes de se encontrar diante do tribunal da justiça divina.
A justiça de Deus é completamente satisfeita quando nos humilhamos, nos desculpamos por nossas falhas e procuramos sinceramente fazer as pazes. Com isso, cada “centavo” já está pago. Mas o que Deus não aceita é a obstinação. A obstinação é um pecado grave e que não pode ser perdoado a menos que a obstinação seja abandonada. A obstinação em se recusar a admitir nossa culpa em uma queixa é a maior preocupação. A obstinação em nossa recusa em mudar nossos modos também é motivo de grande preocupação.
A penalidade é que Deus exercerá Sua justiça sobre nós até que finalmente nos arrependamos. E este é um ato de amor e misericórdia da parte de Deus, porque Seu julgamento está focado especialmente em nosso pecado, que é a única coisa que impede nosso amor a Deus e aos outros.
Pagar o último centavo também pode ser visto como uma imagem do Purgatório. Jesus está nos dizendo para mudar nossas vidas agora, perdoar e nos arrepender agora. Se não o fizermos, ainda teremos que lidar com esses pecados após a morte, mas é muito melhor fazê-lo agora.
Reflita sobre o que você tem que “resolver com seu oponente” hoje. Quem é seu oponente? De quem você tem uma queixa hoje? Ore para que Deus lhe mostre o caminho para se livrar desse fardo para que você possa desfrutar da verdadeira liberdade!
Oração do Dia
Senhor, ajuda-me a perdoar e a esquecer. Ajude-me a buscar qualquer coisa que me impeça de amar você e todos os meus próximos. Purifique meu coração Senhor. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários