Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (10/06/2022)

Homilia

Liturgia Diária da 10ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 10 de junho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (1 Reis 19,9.11-16)
Leitura do primeiro livro dos Reis.

19 9 Chegando ali, passou a noite numa caverna. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida: “Que fazes aqui, Elias?” 11 O Senhor desse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar”. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra.

12 Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.

13 Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: “Que fazes aqui, Elias?”

14 Ele respondeu: “Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida”.

15 O Senhor disse-lhe: “Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, 16 Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Palavra do Senhor.

Salmo

Senhor, é vossa face que eu procuro!

– Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,

Atendei por compaixão!

Meu coração fala convosco confiante,

é vossa face que eu procuro.

– Não afasteis em vossa ira o vosso servo,

sois vós o meu auxílio!

Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,

meu Deus e salvador!

– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver

na terra dos viventes.

Espera no Senhor e tem coragem,

espera no Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 5,27-32)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 27 disse Jesus: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

28 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.

29 Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.

30 E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

31 Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus realmente quer dizer isso? Literalmente?

Podemos estar certos de que esta linguagem, que é chocante, não é uma ordem literal, mas sim uma afirmação simbólica que nos ordena a evitar o pecado com grande zelo e a evitar tudo o que nos leva ao pecado. O olho pode ser entendido como uma janela para nossa alma onde residem nossos pensamentos e desejos. A mão pode ser vista como um símbolo de nossas ações. Assim, devemos eliminar todo pensamento, afeto, desejo e ação que nos leva ao pecado.

A verdadeira chave para entender esta passagem é deixar-se afetar pela linguagem poderosa que Jesus usa. Ele não hesita em falar de maneira chocante para nos revelar o chamado que temos de enfrentar com muito zelo aquilo que leva ao pecado em nossas vidas. “Arranque… corte”, diz ele. Em outras palavras, elimine seu pecado e tudo o que o leva a pecar de forma definitiva. O olho e a mão não são pecaminosos em si mesmos; antes, nesta linguagem simbólica, eles são mencionados como aquelas coisas que levam ao pecado. Portanto, se certos pensamentos ou certas ações o levam ao pecado, essas são as áreas a serem atacadas e eliminadas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

Em relação aos nossos pensamentos, às vezes podemos nos permitir insistir excessivamente nisso ou naquilo. Como resultado, esses pensamentos podem nos levar ao pecado. A chave é “arrancar” aquele pensamento inicial que produz o fruto ruim.

Em relação às nossas ações, às vezes podemos nos colocar em situações que nos tentam e levam ao pecado. Essas ocasiões de pecado devem ser eliminadas de nossas vidas.

Reflita, hoje, sobre esta linguagem muito direta e poderosa de nosso Senhor. Que a força de Suas palavras seja um ímpeto para a mudança e para evitar todo pecado.

Oração do Dia

Meu exigente Senhor, sinto muito pelo meu pecado e peço Sua misericórdia e perdão. Por favor, ajude-me a evitar tudo o que me leva ao pecado e a entregar todos os meus pensamentos e ações a Ti todos os dias. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *