Liturgia Diária – Nossa Senhora das Dores, Quinta-feira (15/09/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 24ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 15 de setembro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Hb 5,7-9)

Leitura da Carta aos Hebreus.

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 30)

Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Senhor, eu ponho em vós minha esperança;/ que eu não fique envergonhado eternamente./ Porque sois justo, defendei-me e libertai-me;/ apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

— Sede uma rocha protetora para mim,/ um abrigo bem seguro que me salve!/ Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;/ por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

— Retirai-me desta rede traiçoeira,/ porque sois o meu refúgio protetor!/ Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,/ porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,/ e afirmo que só vós sois o meu Deus!/ Eu entrego em vossas mãos o meu destino;/ libertai-me do inimigo e do opressor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/11/2023)

— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,/ que reservastes para aqueles que vos temem!/ Para aqueles que em vós se refugiam,/ mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 19,25-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

2ª opção:

Evangelho (Lc 2,33-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

— Palavra da Salvação.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santo André, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (30/11/2023)

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que festa profunda, significativa e muito real celebramos hoje. Hoje tentamos entrar na profunda dor do coração de nossa Mãe Santíssima ao suportar os sofrimentos de seu Filho.

Mãe Maria amou seu Filho Jesus com o amor perfeito de uma mãe. Curiosamente, foi esse amor perfeito que ela tinha em seu coração por Jesus que foi a fonte de seu profundo sofrimento espiritual. Seu amor a levou a estar presente a Jesus em sua própria cruz e sofrimentos. E por essa razão, assim como Jesus sofreu, sua mãe também sofreu.

Mas seu sofrimento não era de desespero, era um sofrimento de amor. Portanto, sua tristeza não era uma tristeza; antes, foi uma profunda participação em tudo o que Jesus suportou. Seu coração estava perfeitamente unido ao de seu Filho e, portanto, ela suportou tudo o que Ele suportou. Este é o amor verdadeiro no nível mais profundo e mais bonito.

Hoje, nesta memória do seu Doloroso Coração, somos chamados a viver em união com a dor de Nossa Senhora. À medida que a amamos, nos encontramos sentindo a mesma dor e sofrimento que seu coração ainda experimenta como resultado dos pecados do mundo. Esses pecados, incluindo nossos próprios pecados, são o que pregou seu Filho na Cruz.

Quando amamos nossa Mãe Santíssima e seu Filho Jesus, também lamentamos o pecado; primeiro os nossos e depois os pecados dos outros. Mas é importante saber que a tristeza que experimentamos pelo pecado também é uma tristeza de amor. É uma tristeza santa que, em última análise, nos motiva a uma compaixão mais profunda e uma unidade mais profunda com aqueles ao nosso redor, especialmente aqueles que estão feridos e presos em pecado. Também nos motiva a abandonar o pecado em nossas próprias vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (29/11/2023)

Reflita, hoje, sobre o amor perfeito do coração de nossa Mãe Santíssima. Esse amor é capaz de superar todo sofrimento e dor e é o mesmo amor que Deus quer colocar em seu coração.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a amar com o amor de Tua querida Mãe. Ajude-me a sentir a mesma dor sagrada que ela sentiu e a permitir que essa dor sagrada aprofunde minha preocupação e compaixão por todos aqueles que sofrem. Mãe Maria, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.