Liturgia Diária – 31ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (08/11/2023)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 8 de novembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 13, 8-10

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 8Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei-. 9De fato, os mandamentos: ‘Não cometerás adultério’, ‘Não matarás’, ‘Não roubarás’, ‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento se resumem neste: ‘Amarás a teu próximo como a ti mesmo’. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 111 (112)

– Feliz quem tem piedade e empresta!

– Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

– Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.

– Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 25-33

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 25Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26’Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30’Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Depois desta surpreendente frase inicial de nosso Senhor, Jesus conclui o Evangelho de hoje dizendo: “Da mesma forma, todo aquele que não renuncia a todos os seus bens não pode ser meu discípulo”. Assim, à primeira vista, parece que somos chamados não apenas a renunciar a tudo o que possuímos, mas também a odiar aqueles que pertencem à nossa própria família. Mas é isso realmente o que nosso Senhor quer dizer? Vamos começar com a ideia de “odiar” aqueles de nossa família e até mesmo nossa própria vida.

Obviamente a palavra “ódio” nesta passagem do Evangelho não é o mesmo que o pecado do ódio e da raiva. Ao comentar esta passagem, um Padre da Igreja explica que há alguns casos em que a melhor maneira de amar o outro é através de uma forma de ódio. Isto é, se outro agir como um obstáculo para Deus, trabalhando para nos dissuadir da vontade de nosso Senhor, então o nosso “ódio” pelas ações que ele pratica deve ser firmemente expresso. Mas isso é amor. A recusa em afastar-se de Deus, rejeitando as ações desordenadas dos outros, é uma forma de partilhar o Evangelho com eles. Vejamos um exemplo extremo.

Imagine que você viveu numa época e numa circunstância em que ser cristão era crime. Você foi preso e obrigado a renunciar publicamente à sua fé. Em vez disso, você renunciou a esse comando com todas as forças da sua alma. Neste caso, você exerce uma forma de “ódio” sagrado pela perseguição que a pessoa está lhe impondo. Mas isso também é um ato de amor para com eles, pois você rejeita totalmente a ação deles, renunciando ao seu comando.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Ou considere também como você odeia até mesmo a sua “própria vida”. Digamos que você caia em pecado grave repetidamente. A resposta apropriada não é apenas arrepender-se, mas também ter uma forma de ódio santo pelo hábito em que você caiu. Este é um ódio verdadeiro por si mesmo, no sentido de que é um ódio por aquilo que você se tornou por meio do seu pecado. Mas este ódio santo tem como objetivo final superar apaixonadamente o seu pecado e é, portanto, um verdadeiro ato de amor por si mesmo.

A linha final do Evangelho de hoje mencionada acima nos chama a renunciar a todas as nossas posses. Em outras palavras, devemos renunciar a qualquer coisa a que estejamos apegados de uma forma que seja contrária à vontade de Deus. É claro que, na providência de Deus, a maioria das pessoas (exceto aquelas que fazem voto de pobreza) são convidadas por Deus a ter vários bens, de modo a satisfazer as necessidades materiais da vida. Mas mesmo neste caso, devemos “renunciar” a tudo o que possuímos, ou seja, não devemos permitir-nos apegar-nos a nada que não seja Deus. Mas isso é liberdade no sentido mais verdadeiro. Mesmo que você tenha muitas coisas, deve entender que essas coisas não te fazem feliz. Somente Deus e Sua vontade podem cumpri-lo. Nada mais. Portanto, devemos aprender a viver como se Deus e somente Deus bastasse. E se for da vontade de Deus que você obtenha uma casa, um carro, um computador, uma televisão e outras conveniências modernas, então que assim seja. Mas a verdadeira “renúncia” a todos esses bens significa simplesmente que se a qualquer momento você os perder, então tudo bem. Aí está o desapego perfeito. A perda de algo material não o impediria de forma alguma de amar e servir a Deus e à Sua santa vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita hoje sobre estas palavras radicais de Jesus. Tente ouvi-las da maneira que nosso Senhor os quis dizer. Trabalhe para se desapegar de tudo que é contrário à vontade de Deus e de tudo que se torna um obstáculo para Deus em sua vida. No final, possuir somente a Deus é mais do que você poderia esperar. E somente se você possuir plenamente nosso Deus misericordioso, você será capaz de amar a si mesmo e aos outros com o coração puro e o amor de Jesus, nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu exigente Senhor, chamas-nos a todos a uma vida de santidade radical. Tu desejas que eu te ame acima de tudo, com todo o meu coração. Por favor, dê-me a graça e a sabedoria que preciso para renunciar a tudo o que é um obstáculo ao meu amor e serviço a Ti. Que você e somente você seja glorificado em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *