Liturgia Diária – 17ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (03/08/2023)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 3 de agosto de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Êxodo 40, 16-21.34-38

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias: 16Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário. 36Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 83 (84)

– Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

– Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

– Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, Caminharão com um ardor sempre crescente.

– Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 47-53

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?’ Eles responderam: ‘Sim.’ 52Então Jesus acrescentou: ‘Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.’ 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, as palavras de Jesus são difíceis de entender. Quão bem você entende o que Ele lhe ensina? Ele freqüentemente ensina em figuras de linguagem, bem como com parábolas. A passagem citada acima conclui uma seção na qual Ele fala três parábolas subseqüentes. A terceira dessas parábolas, a parábola da rede de pesca, está contida no início do trecho do Evangelho de hoje. Mas logo antes dessa parábola estão as parábolas sobre a pérola de grande valor e o tesouro enterrado em um campo. Após a conclusão dessas três parábolas, Jesus perguntou a Seus discípulos: “Vocês entendem todas essas coisas?” Depois de afirmarem que compreendiam, Jesus deu uma visão geral da missão que lhes fora confiada. Esses futuros bispos se tornariam os novos escribas que foram instruídos no Reino dos Céus. A missão deles seria trazer à tona tanto o “novo quanto o velho”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Muitos Padres da Igreja identificam o “novo e o velho” como uma referência ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento. Assim, os Doze estão recebendo a missão de serem os escribas da revelação completa contida no que se tornará a Bíblia completa como a temos hoje. Outros comentaristas sugerem que o “velho” se refere à velha vida de pecado e o “novo” se refere à nova vida de graça. Será a missão dos Doze instruir as pessoas na plena mensagem do Evangelho, de modo a atraí-las de sua antiga vida de pecado para a nova vida de graça.

Embora as palavras de Jesus possam ser difíceis de entender da perspectiva de um estudioso da Bíblia, a primeira de Suas palavras citadas acima é muito direta. “Você entende todas essas coisas?” Enquanto ponderamos sobre essa questão em particular, tente ouvir nosso Senhor fazendo essa pergunta a você. Embora muitos estudiosos e santos do passado tenham oferecido muita clareza sobre o que os ensinamentos de Jesus realmente significam, a pergunta que Jesus fez aos Doze deve ser respondida de maneira mais pessoal para cada um de nós. Ao ouvir Jesus perguntar se você entende essas coisas, a resposta que você dá, não é baseada principalmente em se você estudou suficientemente o texto de Seus ensinamentos e pode explicá-lo racionalmente como um estudioso. Em vez disso, a resposta que Ele está buscando é se você pode ou não responder pela fé. Ele quer que você diga: “Sim, eu ouço você falando comigo, Senhor. Sim, meu coração está convencido pelas palavras que você falou. Sim, eu entendo o que devo fazer. Sim, Senhor, eu creio”. A Palavra de Deus é viva e só pode ser “entendida” adequadamente quando permitimos que nosso Senhor Vivo fale conosco, pessoalmente, enquanto ouvimos Sua santa Palavra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre esta pergunta que Jesus fez aos Doze. Ao fazê-lo, ouça-O fazendo-lhe esta pergunta. Até que ponto você entende o que Deus está dizendo a você, agora, neste momento de sua vida? Ao ler as Escrituras, você sente Deus se revelando a você? Você entende o que Ele quer de você? Se ouvir a voz de Deus às vezes é um desafio, passe mais tempo ponderando em oração sobre Sua santa Palavra para que Sua Voz Viva ressoe mais claramente em sua alma.

Oração do Dia

Meu Senhor revelador, Você fala comigo dia e noite, revelando continuamente Seu amor e misericórdia para mim. Que eu aprenda a ficar mais atento à Tua voz falando no fundo da minha alma. Ao ouvi-lo falar, por favor, dê-me o dom da compreensão para conhecer a sua vontade e abraçá-la de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *