Liturgia Diária – 17ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (28/07/2022)

Liturgia Diária da 17ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 28 de julho de 2022.
Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, o Salmo do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Leitura (Jeremias 18,1-6)
Leitura da profecia de Jeremias.
18 1 Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos:
2 “Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra”.
3 Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno.
4 Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira.
5 Foi esta, então, a linguagem do Senhor: “casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro?” – oráculo do Senhor.
6 “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel”.
Palavra do Senhor.
Salmo
Salmo Responsorial 145/146
Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
– Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendirei ao Senhor toda a vida,
Cantarei ao meu Deus sem cessar!
– Não ponhais vossa fé nos que mandam,
Não há homem que possa salvar.
Ao faltar-lhe o respiro, ele volta
Para a terra de onde saiu;
Nesses dias seus planos perecem.
– É feliz todo homem que busca
Seu auxílio no Deus de Jacó
E que põe no Senhor a esperança.
O Senhor fez o céu e a terra,
fez o mar e o que neles existe.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mateus 13,47-53)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 47 “O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.
48 Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.
49 Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos
50 e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles.
52 Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”.
53 Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu.
Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
Não é uma declaração tão inspiradora à primeira vista, não é? Mas deve ser inspirador da maneira que foi planejado. Destinava-se a colocar um certo “temor santo” em nós, bem como nos assegurar da justiça de Deus. Isso é inspirador, mas não da maneira usual que pensamos ser inspirados.
Mas às vezes precisamos de um pouco de temor santo de Deus e Sua justiça em nossas vidas. Em nossos dias e eras, o pecado está se tornando cada vez mais aceito e “normal”. Nossa cultura mundial parece estar se tornando cada vez mais secular. A vida imoral de muitos tipos parece estar em ascensão. Como resultado, é fácil começarmos a ver o pecado como normal e até aceitável. Na verdade, quando chamamos o pecado de pecado, nosso mundo muitas vezes nos chama de críticos e odiosos.
Se você às vezes se sente pressionado a ceder à imoralidade ao seu redor e simplesmente “aceitar”, então, talvez a passagem acima o inspire a fazer exatamente o oposto. A verdade absoluta é que Jesus nomeou algumas coisas como pecado e cometer esses pecados traz graves consequências.
Pode ser a prática cultural muito sutil de transformar o Dia do Senhor (domingo) em qualquer coisa, menos um dia de descanso. Ou podem ser graves violações à santidade da vida conjugal e familiar através da redefinição do casamento. Cada um de nós certamente notará várias maneiras pelas quais sentimos que nossa fé é desafiada e até mesmo atacada. Se esta pessoa for você, então esta Escritura é para você. Jesus leva a sério o pecado e as consequências do pecado. Isso deve nos inspirar não apenas a viver vidas santas, mas também a fazer tudo o que pudermos para ajudar aqueles apanhados nas tendências culturais desordenadas a mudar suas vidas.
Reflita, hoje, em quão fortemente você se opõe ao pecado. O pecado é mau e destrutivo. Você deve sempre amar a pessoa que comete pecado, mas nunca deve oferecer apoio ou aprovação por suas ações que são contrárias à lei de Deus. Permanecer forte diante da oposição cultural é um grande ato de amor e pode libertar alguns, um dia, do “choro e ranger de dentes” de que Jesus falou.
Oração do Dia
Meu gracioso Senhor, onde o pecado abunda, a graça abunda ainda mais. Sua graça é tão necessária hoje em nosso mundo e em minha vida. Ajude-me a permanecer forte em minha oposição ao mal e ao pecado para estar entre aqueles que estão reunidos em Seu Reino. Dê-me coragem para fazer tudo o que puder para ajudar aqueles que estão no caminho da destruição. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.
A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.
Sobre o Autor
0 Comentários