Liturgia Diária – 17ª Semana do Tempo Comum, Sábado (03/08/2024)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Sábado, 3 de agosto de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 26,11-16.24)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

Naqueles dias, 11 os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: “Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos”. 12 Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: “O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. 13 Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14 Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15 mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos”. 16 Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: “Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus”. 24 Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 68 (69)

— No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

— Retirai-me deste lodo, pois me afundo! Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, e salvai-me destas águas tão profundas! Que as águas turbulentas não me arrastem, não me devorem violentos turbilhões, nem a cova feche a boca sobre mim!

— Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria!

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 14,1-12)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos céus há de ser deles!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2 Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4 Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8 Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Herodes, o tetrarca, foi um dos três irmãos e uma irmã que se tornaram governantes do século I para suceder seu pai, Herodes, o Grande, quando ele morreu em 4 a.C. Herodes governou grande parte do território a oeste do Mar da Galileia, que foi o território em que Jesus passou a maior parte do Seu tempo durante o Seu ministério público. Ele também governou um território a leste do Mar Morto, onde aprisionou e acabou matando João Batista. Herodes era conhecido por ser um construtor muito ocupado e é conhecido por seu papel nas mortes de São João Batista e de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

Lembre-se de que Herodes havia tomado a esposa de seu irmão, Herodias, como sua, e João Batista se opôs publicamente a isso. Por essa razão, Herodes mandou prender João e, por fim, decapitá-lo a pedido de Herodias, que levou as críticas do Batista para o lado pessoal. Herodes, por outro lado, tinha um estranho tipo de admiração pelo Batista.

A passagem do Evangelho citada acima revela uma declaração um tanto incomum de Herodes. Depois de matar São João Batista, ele ouviu falar da reputação de Jesus, que viajava pelo território de Herodes pregando e realizando muitos feitos poderosos. A notícia sobre Jesus se espalhou rapidamente e rapidamente chegou até mesmo aos ouvidos de Herodes. Então, por que Herodes pensou estranhamente que Jesus devia ser João Batista ressuscitado dentre os mortos? Embora não tenhamos certeza, certamente podemos especular.

Na versão desta história encontrada no Evangelho de Marcos, lemos: “Herodes temia João, sabendo que ele era um homem justo e santo, e o manteve sob custódia. Quando o ouviu falar, ficou muito perplexo, mas gostava de ouvi-lo” (Marcos 6:20). Herodes pode ter sido um homem que teve uma centelha de fé, mas foi governado por suas paixões e desejo de poder. Talvez seja por isso que ele inicialmente manteve João Batista vivo na prisão. Parece também que Herodes sentiu algum tipo de arrependimento ou medo por ter decapitado João. E é muito provável que seja por esta razão que Herodes pensou imediatamente em João quando ouviu falar inicialmente de Jesus e dos “poderosos poderes” que operavam dentro dele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

Arrependimento, medo e culpa são efeitos comuns de uma consciência em conflito. Herodes, o tetrarca, é um bom exemplo do que acontece quando não resolvemos esse conflito dentro de nós mesmos. A única maneira de resolver a confusão interior de um conflito de consciência é submeter-se humildemente à verdade. Imagine se Herodes tivesse se arrependido. Imagine se ele tivesse procurado Jesus, confessado seus pecados e implorado por perdão. Que história gloriosa teria sido. Em vez disso, temos o testemunho de um homem que se desviou e permaneceu obstinado no seu pecado.

Reflita hoje sobre este testemunho profano de Herodes. Deus pode usar todas as coisas para Sua glória, e pode até usar o exemplo de Herodes para revelar a nós mesmos qualquer tendência semelhante. Você luta contra o arrependimento, o medo e a culpa? Isso causa conflito dentro de você? A boa notícia é que este conflito é facilmente resolvido por um coração humilde que busca a verdade. Busque a verdade admitindo qualquer pecado duradouro que você precisa resolver e permitindo que a misericórdia de Deus entre para libertá-lo.

Oração do Dia

Meu misericordioso Jesus, desejas que todas as pessoas experimentem a liberdade dos pecados do passado. Você deseja penetrar em nossos corações e trazer resolução e paz. Por favor, ajude-me a abrir minha mente e coração para Ti nas áreas que ainda causam dor e arrependimento, e ajude-me a ser libertado por Sua infinita misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.