Liturgia Diária – 18ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/08/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 11 de agosto de 2023.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Deuteronômio 4, 32-40

Leitura do livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo dizendo: 32Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se ouviu algo semelhante. 33Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? 34Ou terá vindo algum Deus escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? 35A ti foi dado ver tudo isso, para que reconheças que o Senhor é na verdade Deus, e que não há outro Deus fora ele. 36Do céu ele te fez ouvir sua voz para te instruir, e sobre a terra te fez ver o seu grande fogo; e do meio do fogo ouviste suas palavras, 37porque amou teus pais e, depois deles, escolheu seus descendentes. Ele te fez sair do Egito por seu grande poder, 37porque amou teus pais e, depois deles, escolheu seus descendentes. Ele te fez sair do Egito por seu grande poder, 38para expulsar, diante de ti, nações maiores e mais fortes do que tu, e para te introduzir na terra deles e dá-la a ti como herança, como tu estás vendo hoje. 39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. 40Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 76 (77)

– Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!

– Mas, recordando os grandes feitos do passado, vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; eu medito sobre as vossas maravilhas e sobre as obras grandiosas que fizestes.

– São santos, ó Senhor, vossos caminhos! Haverá deus que se compare ao nosso Deus? Sois o Deus que operastes maravilhas, vosso poder manifestastes entre os povos.

– Com vosso braço redimistes vosso povo, os filhos de Jacó e de José. Como um rebanho conduzistes vosso povo e o guiastes por Moisés e Aarão.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16, 24-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5, 10)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você gostaria de “ganhar o mundo inteiro?” Muitas pessoas sonham em se tornar excepcionalmente ricas e poder comprar tudo o que sempre quiseram. Outros sonham em fazer atos heróicos que os coloquem sob os holofotes do público e os levem à admiração do público. Ainda assim, outros sonham em ter grande poder neste mundo e ser uma pessoa de grande importância. Embora nenhum deles seja ruim por si só, o desejo desordenado por eles prejudicará seu relacionamento com Deus. E quando um desses desejos se torna o desejo dominante e que tudo consome, o resultado é que você perde sua alma eterna.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Quando falamos do “mundo”, podemos entender coisas diferentes. Em primeiro lugar, esta é uma referência a todas as coisas materiais deste mundo — por exemplo, a melhor comida e bebida, auto-indulgência, prazeres carnais, riqueza material e tudo o que é temporário e passageiro nesta vida. Em segundo lugar, o “mundo” pode se referir ao orgulho e desejo de atenção e elogios. É quando nos preocupamos com o que os outros pensam e dizem sobre nós. Terceiro, o “mundo” pode se referir ao desejo de poder para inserir nossa própria vontade. Em um nível muito alto, isso costuma ser a causa de guerras entre os países. Um líder tem um desejo de dominação e controle. Esse desejo de poder e controle também pode afetar cada pessoa em qualquer parte de sua vida, incluindo família, amigos, trabalho, círculos sociais, etc.

O traço comum entre todos esses três exemplos de desejos mundanos é o engano de que obter mais deles irá satisfazê-lo. Embora possam satisfazê-lo de maneira temporal e passageira, esses desejos também terão o efeito de destruir sua alma. Isso porque temos que escolher. Ou procuramos saciar o anseio espiritual de nossas almas, ou buscaremos nos saciar com as promessas passageiras do mundo. Não podemos ter os dois.

Deve-se notar que obter riqueza, ser elogiado publicamente ou ser colocado em uma posição de poder não é mau em si. Na verdade, qualquer um deles oferece potencial para o bem. O problema surge quando uma pessoa busca um desses desejos mundanos por motivos egoístas e sob a ilusão de que isso o satisfará. Verdade seja dita, qualquer uma dessas situações impõe uma verdadeira cruz à pessoa que busca servir somente a Deus. A responsabilidade que vem com riqueza, prestígio ou poder é real. Portanto, quando um ou mais deles são obtidos, devem ser tratados com desapego e humildade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Por exemplo, se alguém se torna bastante rico, o preceito de viver espiritualmente desapegado das coisas materiais ainda permanece. Assim, neste caso, a riqueza material representa um certo fardo na forma de tentação. Embora essa tentação certamente possa ser superada e a riqueza possa ser usada para o bem, o perigo é real e deve ser reconhecido regularmente. Ou, se você for elogiado por muitos por algo que fez, ou se lhe for dada muita responsabilidade e autoridade sobre os outros, a humildade e o desapego também devem aumentar para que Deus e somente Deus permaneça o único objeto de seu desejo.

Reflita, hoje, sobre seus desejos. O que você quer na vida? Você quer “ganhar o mundo inteiro?” Você deseja obter até mesmo algumas das ambições mundanas? Se assim for, tenha cuidado. Reflita honestamente sobre seus desejos interiores e trabalhe para purificá-los para que você deseje apenas a vontade de Deus. Quando isso acontecer, não importará se você é rico ou pobre, elogiado ou criticado publicamente, confiado ao poder terreno ou não. Tudo o que importa é que você use tudo para a glória de Deus, de acordo com a Sua vontade perfeita e plena.

Oração do Dia

Deus mais glorioso, Sua vontade é perfeita e é a única fonte de realização na vida. Por favor, purifique minha alma de todos os desejos pertencentes apenas a este mundo. Que o meu único desejo na vida seja o cumprimento da tua santa vontade para que tudo o que tenho seja usado apenas para a tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *