Liturgia Diária – 19ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (12/08/2024)
Liturgia Diária de Segunda-feira, 12 de agosto de 2024.
Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ez 1,2-5.24-28c)
Leitura da Profecia de Ezequiel
2 No dia cinco do mês – esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim – 3 a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. 4 Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. 5 No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem. 24 E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. 25 O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças. 26 Acima do firmamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana. 27 E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura, vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. 28c Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
— Ele exaltou seu povo eleito em poderio, c ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 17,22-27)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22 quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” 25 Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26 Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Antes deste pequeno milagre, Jesus tinha acabado de contar aos Seus discípulos pela segunda vez sobre a Sua paixão vindoura. Novamente, isso foi difícil para eles ouvirem. Lembre-se de que após a primeira predição da paixão e morte vindoura de Jesus, Jesus levou Pedro, Tiago e João montanha acima e foi transfigurado diante deles. A Transfiguração pretendia, em parte, dissipar o medo dos discípulos e dar-lhes esperança para o que estava por vir. E agora, depois da segunda predição de Jesus sobre a Sua paixão, outro milagre foi realizado em Pedro, pessoalmente, para ajudar a encorajá-lo e dar-lhe esperança.
Imagine se você fosse Pedro. Imagine seguir as instruções de Jesus e ir ao mar, lançar um anzol, puxar um peixe e depois abrir-lhe a boca. Pedro deve ter ficado cheio de esperança e entusiasmo ao puxar o peixe, imaginando se as palavras de Jesus se tornariam realidade. E assim que Pedro viu a moeda, tal como Jesus disse, deve ter ficado maravilhado. Lentamente, o medo e a ansiedade que ele sentia com esta segunda previsão da paixão e morte de Jesus teriam começado a diminuir à medida que Pedro testemunhava mais um sinal incrível do seu Senhor.
Deus faz milagres em nossas vidas todos os dias. O problema é que muitas vezes não conseguimos discerni-los. Sempre que o Seu poder glorioso opera dentro de nós para nos fortalecer ou nos encher de coragem, esperança, caridade e todas as outras virtudes, este é um milagre da graça transformadora. Deus sempre sabe o que precisamos na vida. Ele conhece nossas lutas e dúvidas. Às vezes, Ele fica em silêncio para nos aprofundar através da oração intencional e de atos de fé. E às vezes, de repente descobrimos que recebemos uma nova clareza na vida que é o resultado da Sua graça em ação.
Jesus sabia que Pedro precisava desta graça extra deste milagre pessoal para que ele pudesse superar seus medos e lutas e colocar toda a sua confiança em Jesus. Jesus era confiável. Esta é a conclusão a que Pedro teria chegado. Ele era confiável. Portanto, tudo o que Ele disse deveria ser acreditado. Que conclusão maravilhosa para todos nós chegarmos.
Reflita hoje sobre as maneiras pelas quais Deus lhe garantiu Sua presença e ação divina em sua vida. Embora os milagres garantidores que Deus realizou em sua vida possam não ser físicos em sua manifestação, a operação de Deus pode ser igualmente convincente se os percebermos claramente. O que Deus quer garantir para você em sua vida? Com que luta ou dúvida você luta? Se você tiver dificuldades, volte sua mente para as maneiras pelas quais Deus tem estado presente e ativo em sua vida. Reflita sobre Sua intervenção e as maneiras pelas quais Ele cuidou de você e o guiou. Seja grato e permita que a memória do que Deus fez seja a sua força hoje e a fonte de esperança quando você mais precisar.
Oração do Dia
Meu milagroso Senhor, Sua ação em minha vida é verdadeiramente gloriosa e surpreendente. Você nunca deixa de me sustentar quando estou precisando. Ajude-me a recorrer a Ti sempre que tiver dificuldades, para ser preenchido com uma nova esperança em Ti. Você é sempre fiel, querido Senhor. Eu coloco toda a minha esperança em você. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários