Liturgia Diária – Santo Atanásio (Memória), Terça-feira (02/05/2023)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 2 de maio de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 11, 19-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias: 19Aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 86 (87)

– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

– O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: ‘Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança’.

– Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: ‘Foi ali que estes nasceram’. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: ‘Estão em ti as nossas fontes!’

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10, 22-30:

– Aleluia, aleluia, aleluia.

– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27);

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: ‘Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.’ 25Jesus respondeu: ‘Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que essas pessoas não sabiam que Jesus era o Cristo? Eles queriam que Jesus falasse “claramente” com eles, mas Jesus os surpreendeu dizendo que já havia respondido à pergunta deles, mas eles “não acreditaram”. Esta passagem do Evangelho continua o belo ensinamento sobre Jesus ser o Bom Pastor. É interessante que essas pessoas queiram que Jesus fale claramente sobre se Ele é ou não o Cristo, mas, em vez disso, Jesus fala claramente sobre o fato de que eles não acreditam Nele porque não estão ouvindo. Eles perderam o que Ele disse e ficaram confusos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Uma coisa que isso nos diz é que Deus fala conosco à Sua própria maneira, não necessariamente da maneira que gostaríamos que Ele falasse. Ele fala uma linguagem mística, profunda, gentil e oculta. Ele revela Seus mistérios mais profundos apenas para aqueles que vieram aprender Sua língua. Mas para aqueles que não entendem a linguagem de Deus, a confusão se instala.

Se você já se sentiu confuso na vida ou confuso sobre o plano que Deus tem para você, talvez seja hora de examinar com que cuidado você ouve a maneira como Deus fala. Poderíamos implorar a Deus, dia e noite, para “falar claramente” conosco, mas Ele só falará da maneira que sempre falou. E qual é essa linguagem? No nível mais profundo, é a linguagem da oração infundida.

A oração, é claro, é diferente de apenas fazer orações. A oração é, em última análise, um relacionamento de amor com Deus. É uma comunicação no nível mais profundo. A oração é um ato de Deus dentro da nossa alma, pelo qual Deus nos convida a crer Nele, segui-Lo e amá-Lo. Este convite é continuamente oferecido a nós, mas muitas vezes deixamos de ouvi-lo porque deixamos de orar verdadeiramente.

Grande parte do Evangelho de João, incluindo o capítulo dez do qual estamos lendo hoje, fala de maneira mística. Não é possível simplesmente ler como um romance e compreender tudo o que Jesus diz com uma leitura. O ensinamento de Jesus deve ser ouvido em sua alma, em espírito de oração, ponderado e ouvido. Essa abordagem abrirá os ouvidos do seu coração para a certeza da voz de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre as maneiras misteriosas pelas quais Deus se comunica com você. Se você não entende como Ele fala, esse é um bom ponto de partida. Passe algum tempo com este Evangelho, ponderando-o em espírito de oração. Medite nas palavras de Jesus, ouvindo Sua voz. Aprenda Sua linguagem por meio da oração silenciosa e permita que Suas palavras sagradas o atraiam para Ele.

Oração do Dia

Meu Senhor misterioso e oculto, Tu falas comigo dia e noite e continuamente revela seu amor para mim. Ajude-me a aprender a ouvi-lo para que eu possa crescer profundamente na fé e me torne verdadeiramente seu seguidor em todos os sentidos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *