Liturgia Diária – 19º Domingo do Tempo Comum (11/08/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de Domingo, 11 de agosto de 2024.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 19,4-8)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, 4 Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. 5 E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta-te e come!” 6 Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir 7 Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. 8 Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 33 (34)

— Provai e vede quão suave é o Senhor!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Ef 4,30-5,2)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos: 30 Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. 31 Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. 32 Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1 Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2 Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,41-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou o pão vivo, descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver. Eu sou o pão vivo, descido do céu, Amém, Aleluia, Aleluia!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” 43 Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus.’ Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Continuamos neste domingo com o belo “Discurso do Pão da Vida” do Evangelho de João. No início do trecho de hoje, lemos que as pessoas que ouviam este discurso “murmuravam sobre Jesus”. Eles fizeram isso porque Ele estava ensinando-lhes que Ele era o Pão da Vida que desceu do Céu. Para alguns de Seus ouvintes, isso era demais para aceitar. Foi especialmente difícil para aqueles que conheciam Jesus e Sua família de Nazaré. Quando Jesus percebeu seus murmúrios, Ele os confrontou imediatamente, dizendo: “Parem de murmurar entre vocês”. Ele então dobrou seu ensino, indo ainda mais longe, dizendo-lhes que quem comer Sua carne viverá para sempre.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

De certa forma, pode-se dizer que o ensino de Jesus desafia a razão humana. Imagine ouvir esse ensinamento pela primeira vez de alguém que cresceu em sua cidade natal. A razão humana por si só é insuficiente para compreender e aceitar tal ensinamento. Mas esse é precisamente o ponto. A razão humana por si só é insuficiente. Mas quando a razão humana é dotada de uma revelação especial do Pai Celestial, então tudo se torna claro e tudo faz sentido.

Sobre esse ponto, Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer” e que “todo aquele que ouve meu Pai e dele aprende vem a mim”. Portanto, embora esteja além da capacidade da razão humana natural dar sentido ao que Jesus estava ensinando, aqueles que foram atraídos pelo Pai e ouviram a Sua voz receberam uma nova forma de conhecimento que trouxe clareza às suas mentes humanas. Este conhecimento é essencial se quisermos conhecer e compreender o caminho para a vida eterna e se quisermos compreender e acreditar na Santíssima Eucaristia.

Às vezes podemos cair na armadilha de pensar que fé é apenas acreditar em algo que está além de nós. Mas a fé é muito mais. Não é apenas acreditar cegamente. Não é apenas uma ilusão que se transforma em uma escolha pessoal de acreditar. A fé é baseada em algo absolutamente real e inconfundível. Baseia-se no verdadeiro conhecimento espiritualmente revelado – um conhecimento que nos foi dado por Deus. Na verdade, esta forma de conhecimento, dada por Deus, é muito mais certa do que qualquer outra forma de conhecimento.

Por exemplo, você sabe que 2+2=4 porque pode pegar dois objetos, adicionar mais dois e depois contar quatro. Ou você sabe que a música está tocando porque seus ouvidos percebem o som. Assim, você confia em seus sentidos para produzir conhecimento e chegar a conclusões. O conhecimento infundido espiritualmente, porém, é ainda mais certo do que aquele que podemos obter através dos nossos sentidos, porque é Deus quem revela a verdade. Portanto, se Deus fala com você e lhe dá o conhecimento de que Sua carne é o verdadeiro alimento e Seu sangue é a verdadeira bebida, e que se você comer Sua carne e beber Seu sangue, obterá a vida eterna, então esse conhecimento é certo, transformando, e se torna a base de uma vida de fé pura. Embora isso possa parecer excessivamente filosófico, é verdadeiro e necessário compreender.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

Reflita hoje sobre qualquer coisa em que você não tenha uma fé perfeita. Você acredita na Santíssima Eucaristia? Você acredita que é o alimento para a vida eterna? Você acredita em tudo que Jesus ensinou? Examine sua fé e onde ela está faltando; busque a voz do Pai. Somente Deus pode transmitir a você o conhecimento espiritual mais profundo. De sua parte, você deve ouvir, compreender, aceitar e acreditar. Fazer isso produzirá o dom da fé na sua razão humana, e essa fé será o seu guia para a vida da plenitude da graça.

Oração do Dia

Senhor, Tu nos revelaste os mistérios mais profundos da vida. Tu nos revelaste Seu amor e compaixão e revelou o caminho para a vida eterna. Por favor, dê-me o dom da fé para que eu acredite em tudo o que você revelou. Por favor, aprofunde especialmente a minha fé no Dom da Santíssima Eucaristia. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.