Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Sábado (09/12/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 9 de dezembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 30,19-21.23-26)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19 Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá.

20 O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21 e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.

23 Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24 teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.

25 Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões.

26 A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 146 (147A)

— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo;

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

— Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.

— É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 9,35–10,1.6-8)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— É o Senhor nosso juiz e nosso Rei. O Senhor legislador nos salvará. (Is 33,22)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1 E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6 “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que Deus quer de você? Qual a sua missão? Alguns cristãos fervorosos podem sonhar em se tornar evangelistas populares. Alguns podem sonhar em realizar atos heróicos de caridade que são elogiados por todos. E outros podem desejar viver uma vida de fé muito tranquila e escondida, perto da família e dos amigos. Mas o que Deus quer de VOCÊ?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Na passagem acima, Jesus exorta Seus discípulos a orar por “trabalhadores para a sua colheita”. Você pode ter certeza de que está entre os “trabalhadores” de que fala nosso Senhor. É fácil pensar que esta missão é para outros, como sacerdotes, religiosos e evangelistas leigos a tempo inteiro. É fácil para muitos concluir que não têm muito a oferecer. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Deus quer usar você de maneiras excepcionalmente gloriosas. Sim, “excepcionalmente glorioso!” Claro, isso não significa que você será o próximo evangelista mais popular do YouTube ou será o centro das atenções como Santa Madre Teresa fez. Mas a obra que Deus quer de você é tão real e tão importante quanto qualquer um dos maiores santos do passado ou que estão vivos hoje.

A santidade da vida se descobre na oração, mas também na ação. À medida que você ora todos os dias e se aproxima de Cristo, Ele o exortará a “curar os enfermos, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos, expulsar os demônios” (Mateus 10:8), como o Evangelho de hoje continua afirmando. Mas Ele o chamará para fazer isso de uma maneira única dentro da sua própria vocação. Seu dever diário não deve ser ignorado. Então, quem são os doentes, os mortos, os leprosos e os possuídos nos seus encontros diários? Muito provavelmente eles estão ao seu redor, de uma forma ou de outra. Tomemos, por exemplo, aqueles que são “leprosos”. Estes são aqueles que são os “rejeitados” da sociedade. Nosso mundo pode ser duro e cruel, e alguns podem se sentir perdidos e sozinhos. Quem você conhece que pode se enquadrar nesta categoria? Quem precisa de um pouco de incentivo, compreensão e compaixão? Deus lhe deu um dever diário que Ele não deu a outro e, por essa razão, há alguns que precisam do seu amor. Procure-os, estenda a mão para eles, compartilhe Cristo com eles, esteja ao seu lado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Reflita hoje sobre esse chamado excepcionalmente glorioso que você recebeu para ser Cristo para outro. Abrace este dever de amor. Veja-se como alguém chamado a ser um obreiro de Cristo e comprometa-se com o cumprimento pleno e glorioso desta missão, não importa como ela seja vivida em sua vida.

Oração do Dia

Meu querido Senhor, comprometo-me com a Tua missão divina. Eu escolho você e sua santa vontade para minha vida. Envie-me, querido Senhor, àqueles que mais precisam do seu amor e misericórdia. Ajude-me a saber como posso levar esse amor e misericórdia àqueles que me foram confiados, para que experimentem em suas vidas a Tua graça gloriosa e salvadora. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *