Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Segunda-feira (04/12/2023)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 2, 1-5

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

2,1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2 Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3 para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4 Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5 Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 121 (122)

– Que alegria, quando me disseram: ‘Vamos à casa Senhor!

– Que alegria, quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– Jerusalém,cidade bem edificada num conjunto harmonioso; apara lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

– Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

– Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: ‘A paz esteja em ti!’ Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 5-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (SI 79,4);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6’Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.’ 7Jesus respondeu: ‘Vou curá-lo.’ 8 O oficial disse: ‘Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz.’ 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: ‘Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas são palavras ditas por um homem que está muito familiarizado com o exercício da autoridade. Ele é um centurião romano e afirma que ele próprio é “um homem sujeito à autoridade” e que também tem soldados que lhe estão sujeitos. Assim, seu cotidiano consiste em cumprir ordens e dar ordens que devem ser obedecidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Quando a autoridade é exercida adequadamente, é um dom que ajuda a ordenar a sociedade, a vida familiar, a vida da Igreja e até a nossa vida pessoal. É claro que quando a autoridade é exercida de forma inadequada, de forma opressiva e abusiva, causa muitos danos. Mas o exercício da autoridade é, por si só, um ato que tem o potencial de fazer muito bem.

O próprio Jesus está bastante impressionado com o centurião romano na passagem do Evangelho citada acima. Sobre ele, Jesus declara: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tal fé”. Imagine ter o Filho de Deus dizendo isso sobre você! Jesus fica impressionado, em parte, porque o centurião reconhece que não é digno de que Jesus vá à sua casa. Isto é humildade, na medida em que o centurião percebe claramente a sua indignidade. Mas Jesus também fica impressionado porque o homem manifesta uma fé clara e certa na autoridade de Jesus para curar o seu servo à distância. Ele não hesita em professar sua crença nesta autoridade de nosso Senhor.

Em nossas próprias vidas, muitas vezes nos falta nesta área. Enfrentamos uma dificuldade (como a doença que o servo deste centurião estava enfrentando) e, em vez de nos voltarmos para Deus com total e inabalável confiança, nos voltamos para nós mesmos. Ficamos ansiosos, medrosos, duvidosos, confusos e às vezes até com raiva. Quando alguma destas qualidades está presente, não é por causa da situação difícil que enfrentamos; antes, é por causa da nossa falta de fé e da nossa falta de confiança na autoridade todo-poderosa de nosso Senhor.

No caso do servo do centurião romano, era a vontade de Deus que Jesus curasse fisicamente, e assim o fez. Mas nos inúmeros desafios diários que enfrentamos na vida, as respostas de Deus podem ser variadas. Uma qualidade inabalável que devemos ter sempre é uma certa convicção de que Deus deseja exercer Sua autoridade amorosa em nossas vidas, da maneira que Ele escolher, se confiarmos Nele e O convidarmos a assumir o controle.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita hoje sobre a perfeição da autoridade de Cristo. Você acredita que Ele pode exercer Sua perfeição de poder em sua vida? Você acredita que Sua autoridade é o que é necessário para ordenar sua vida, sua família, nossa Igreja e até mesmo nosso mundo? Submeta-se em espírito de oração à autoridade de Cristo neste dia e deixe-se surpreender ao testemunhar tudo o que Ele é capaz de fazer.

Oração do Dia

Pai Todo-Poderoso, confio a Ti minha vida e todas as situações em minha vida que precisam de Seu poder e controle. Por favor, traga ordem e harmonia à minha vida e à vida das pessoas ao meu redor. Que todos os Teus filhos aprendam a confiar mais plenamente em Ti como seu Deus amoroso. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *