Liturgia Diária – 1ª Semana do Tempo Comum, Sábado (14/01/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 1ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 14 de janeiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Hebreus 4, 12-16

Leitura da carta aos Hebreus:

Irmãos, 12a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 18 (19B)

– Vossas palavras são espírito, são vida; tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

– A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

– Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

– É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

– Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu rochedo e redentor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 13-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4,18);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

Como você conhece a vontade de Deus para sua vida? Em seu clássico espiritual, Os Exercícios Espirituais, Santo Inácio de Loyola apresentou três maneiras pelas quais chegamos a conhecer a vontade de Deus. A primeira forma é a mais clara e definitiva. É um momento em que a pessoa experimenta uma “clareza sem dúvida” como resultado de uma graça especial de Deus. Ao descrever essa experiência, Santo Inácio menciona a passagem citada acima como uma ilustração dessa experiência.

Pouco se fala sobre esse chamado de Levi no Evangelho de Marcos, que também está registrado no Evangelho de Mateus (Mateus 9:9). Levi, que também é conhecido como Mateus, estava cuidando de sua ocupação de coletar impostos em seu posto alfandegário. Parece que Jesus falou apenas estas duas palavras simples para Levi: “Siga-me.” Como resultado dessas duas palavras, Levi abandona sua vida anterior e se torna um seguidor de Jesus. Por que Levi faria uma coisa dessas? O que foi que o convenceu a seguir a Jesus? Claramente, havia muito mais do que apenas um convite de duas palavras de Jesus que o convenceu a responder.

Aquilo que convenceu Levi foi uma graça especial de Deus que produziu em sua alma uma “clareza além de qualquer dúvida”. De alguma forma, Levi sabia que Deus o estava chamando para abandonar sua vida anterior e abraçar esta nova vida. Não houve uma longa discussão, nenhuma ponderação dos prós e contras, nenhum pensamento prolongado sobre isso. Levi simplesmente sabia, e ele respondeu.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Embora essa forma de clareza na vida seja rara, é importante estar ciente do fato de que às vezes Deus age dessa maneira. Este é um grande presente quando isso acontece! E embora essa profundidade de clareza instantânea nem sempre seja a maneira como Deus fala conosco, é importante reconhecer que Deus fala conosco dessa maneira às vezes.

Reflita, hoje, sobre este chamado de Levi. Reflita sobre essa certeza interior que ele recebeu naquele momento. Tente imaginar o que ele experimentou e o que os outros podem ter pensado sobre sua escolha de seguir a Jesus. Esteja aberto a esta mesma graça; e se você sentir que Deus fala com você com tanta clareza, esteja pronto e disposto a responder sem hesitação.

Oração do Dia

Meu querido Senhor, obrigado por nos chamar para segui-lo sem hesitação. Obrigado pela alegria de ser Seu discípulo. Dá-me a graça de conhecer sempre a tua vontade para a minha vida e ajuda-me a responder-te com total abandono e confiança. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *