Liturgia Diária – 1º Domingo do Advento (03/12/2023)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 3 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 63,16-17.19;64, 2-7

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos coraçðes para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. 64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. 4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. 5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. 6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. 7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 79 (80)

– Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

– Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

– Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

2ª Leitura

Segunda leitura: Coríntios 1, 3-9

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 13, 33-37

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (SI 84,8);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A que época nosso Senhor está se referindo? Ele está se referindo ao tempo de Sua vinda. Mas deve ser entendido que embora Ele tenha vindo a nós uma vez na carne há muito tempo, e embora Ele retorne novamente na carne para julgar os vivos e os mortos no fim dos tempos, Ele nunca deixa de vir até nós dia e noite pelo dom transformador da graça. Você está atento a isso que está por vir? Ou você perde as inúmeras bênçãos da graça de Deus que Ele deseja conceder a você todos os dias, o dia todo?

O mundo tem muitas distrações. Somos distraídos pela atração das riquezas, pela satisfação dos nossos apetites e pelo ruído constante dos meios de comunicação modernos, dos aparelhos eletrônicos e afins. Estas e muitas outras distrações diárias tornam muito difícil estar constantemente “vigilante” e “alerta”. Isso ocorre porque nossa capacidade de atenção é limitada. Embora alguns possam aprender a “realizar múltiplas tarefas” até certo ponto, ninguém consegue dividir continuamente a sua atenção entre a presença de Deus e as distrações do mundo.

Alguns poderão argumentar que é necessário envolver o mundo hoje. Não é possível orar continuamente e pensar apenas em Deus. Mas aqueles que seriam tentados a pensar assim não compreendem a atenção e a vigilância a que somos chamados.

Estar vigilante e atento significa simplesmente que Deus é central em nossas vidas e é a motivação e o propósito de tudo o que fazemos todos os dias. Nosso amor e serviço a Deus não podem ser divididos. Não podemos reservar algum tempo para o mundo e outros tempos para Deus. Em vez disso, tudo o que fazemos, todos os dias, durante todo o dia, deve ter a glória de Deus e o cumprimento da vontade perfeita de Deus como o propósito central e exclusivo das nossas vidas. Assim, se interagirmos com o mundo, sintonizarmos as redes sociais, cumprirmos as tarefas domésticas, dedicarmos horas extras ao trabalho, etc., devemos ponderar constantemente a simples pergunta: “Senhor, estou fazendo isso para a Tua glória e de acordo com Sua vontade?” Nunca devemos deixar de nos fazer essa pergunta. Devemos sempre ter a glória de Deus e o cumprimento da Sua vontade como propósito central e motivação para tudo o que fazemos. Se pudermos viver assim, descobriremos que se torna cada vez mais fácil estar sempre e em todo lugar atentos e vigilantes à vontade de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita hoje sobre aquilo para o qual você volta sua atenção com mais frequência. No que você mais pensa todos os dias? Em que você está mais atento e vigilante? Se a resposta a essa pergunta não for a inspiração contínua de Deus e de Sua graça, então tome nota desse fato. Ore humildemente para que você possa mudar e começar a formar um hábito transformador de manter diariamente sua atenção em nosso Senhor, para que Ele se torne seu guia diário e se concentre em todas as coisas.

Oração do Dia

Senhor de toda graça, você vem a mim dia e noite, falando comigo, me chamando e desejando me guiar. Que eu aprenda a voltar toda a minha atenção para Ti todos os dias, para que nada além de Ti me guie sempre. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *