Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Terça-feira (07/03/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 2ª Semana da Quaresma, Terça-feira, 7 de março de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 1,10.16-20

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentires em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 49 (50)

– A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

– Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

– ‘Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

– Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,1-12

– Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

– Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 2’Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você quer ser verdadeiramente grande? Você quer que sua vida realmente faça a diferença na vida de outras pessoas? No fundo, esse desejo de grandeza é colocado dentro de nós por nosso Senhor e nunca desaparecerá. Mesmo aqueles que vivem eternamente no inferno se apegarão a esse desejo inato, que para eles será causa de dor eterna, pois esse desejo nunca será realizado. E às vezes é útil refletir sobre essa realidade como uma motivação para garantir que esse não seja o destino que encontramos.

No Evangelho de hoje, Jesus dá-nos uma das chaves da grandeza. “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.” Ser servo significa colocar os outros antes de si mesmo. Você eleva as necessidades deles em vez de tentar fazer com que estejam atentos às suas necessidades. E isso é difícil de fazer.

É muito fácil na vida pensar primeiro em nós mesmos. Mas a chave é que nos colocamos “em primeiro lugar”, de certa forma, quando praticamente colocamos os outros antes de nós. Isso ocorre porque a escolha de colocar os outros em primeiro lugar não é apenas boa para eles, mas também é exatamente o que é melhor para nós. Fomos feitos para o amor. Fomos feitos para servir aos outros. Fomos feitos com o propósito de nos doarmos aos outros sem calcular o custo. Mas quando fazemos isso, não nos perdemos. Pelo contrário, é no ato de nos doarmos e vermos primeiro o outro que de fato descobrimos quem somos e nos tornamos o que fomos criados para ser. Nós nos tornamos o próprio amor. E uma pessoa que ama é uma pessoa que é grande… e uma pessoa que é grande é uma pessoa que Deus exalta.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o grande mistério e chamado da humildade. Se você acha difícil colocar os outros em primeiro lugar e agir como servo deles, faça-o mesmo assim. Faça a escolha de se humilhar antes de todos. Eleve suas preocupações. Esteja atento às suas necessidades. Ouça o que eles dizem. Mostre-lhes compaixão e esteja pronto e disposto a fazê-lo em toda a extensão. Se o fizer, esse desejo de grandeza que vive no fundo do seu coração será realizado.

Oração do Dia

Meu humilde Senhor, obrigado pelo testemunho de Sua humildade. Escolheste colocar todas as pessoas em primeiro lugar, até ao ponto de te permitires experimentar o sofrimento e a morte que foram consequência dos nossos pecados. Dê-me um coração humilde, querido Senhor, para que possa me usar para compartilhar Seu amor perfeito com os outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *