Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (24/10/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Quinta-feira, 24 de outubro de 2024.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ef 3,14-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos, 14 eu dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16 Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17 que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18 Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19 e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20 Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21 a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 32 (33)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (07/02/2025)

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 12,49-53)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Há muito que podemos aprender com esses ensinamentos de nosso Senhor. Jesus não apenas disse: “Eu vim colocar fogo na terra…” Ele também disse que é Seu desejo que este fogo seja “ardente!”

O fogo é poderoso. Um fogo ardente, por exemplo, pode purificar o precioso metal ouro. Quando aquecidas ao estado líquido, as impurezas sobem à superfície para fácil remoção. O fogo também pode consumir. Quando um fogo ardente termina de queimar, o que resta são apenas cinzas. Muitos grandes santos refletiram sobre a imagem do fogo como imagem da purificação que Deus deseja fazer em nossas almas. São João da Cruz, por exemplo, refletiu profundamente sobre esta imagem. Ele explicou que entrar na união divina era semelhante à queima de uma tora. A princípio, quando a tora começa a queimar, ela estala e estala. Isso ocorre porque as impurezas da madeira, como umidade ou seiva, não queimam enquanto a madeira queima. Mas à medida que uma tora continua a queimar, como explica São João, eventualmente a tora se torna uma só com o fogo. A princípio, você pode distinguir a tora do fogo quando apenas parte da tora está queimando. Mas uma vez que toda a tora é envolvida pelas chamas e todas as impurezas são queimadas, você tem um pedaço de madeira que é um com o fogo. Ele brilha e emite luz e calor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Águeda, virgem e mártir, Memória - Quarta-feira (05/02/2025)

Quando ponderamos estas palavras de Jesus a respeito do Seu desejo de “incendiar a terra”, devemos primeiro ver isso como o Seu desejo de purificar as nossas almas. Dentro de nossas almas, existem muitas impurezas que precisam ser removidas se quisermos nos tornar um com Deus, emitindo Seu esplendor e glória. Esta purificação envolve um processo de permitir que Deus traga nossos pecados à tona para que eles sejam vistos e possam ser removidos. Mas isto só é possível se permitirmos que o fogo ardente do amor purificador de Deus nos consuma.

Muitas vezes na vida nos contentamos em ser simplesmente medíocres em nossa jornada de fé. Rezamos, vamos à missa no domingo e tentamos ser bons. Mas esta não é a vida que nosso Senhor deseja para nós. Ele quer uma vida que seja radicalmente consumida pelo fogo ardente do Seu amor. Ele quer que nos tornemos tão purificados de nossos pecados que Ele seja capaz de se tornar um conosco, enviando o brilho de Sua glória através de nossas vidas.

Reflita hoje sobre esta imagem de um fogo ardente e purificador. Use a imagem do ouro derretendo até o ponto em que todas as impurezas subam à superfície. Ou use a imagem que São João da Cruz usa com o tronco. Deus quer muito mais de você. Ele quer transformar você e usá-lo de maneiras além da sua imaginação. Não tenha medo de tomar a decisão radical de permitir que o fogo ardente e purificador da misericórdia de nosso Senhor o transforme. E não espere que isso comece amanhã – acenda essa chama hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória – Quinta-feira (06/02/2025)

Oração do Dia

Meu Senhor purificador, Tu desejas profundamente incendiar meu coração e minha alma com a misericórdia transformadora do Seu amor. Por favor, dê-me a graça que preciso para permitir que Tu acenda este fogo de amor em meu coração para que ele se torne verdadeiramente ardente e consumidor. Que esta chama me acenda nas profundezas do meu coração para que Tu brilhe intensamente em minha vida, trazendo o calor do Seu amor ao nosso mundo. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.